Criado em 30 de Abril de 2024 às 14:34

30/09/2023 - Jornal Extra de Alagoas - Negativa

30 de Abril de 2024 às 14:34

Pará: barco naufraga com alunos de universidade e todos sobrevivem
A Capitania Fluvial de Santarém, da Marinha do Brasil, instaurou inquérito para apurar o motivo do naufrágio.
Por Notícias ao Minuto
30/09/2023 - 08:45
Atualização: 30/09/2023 - 08:51

Na última sexta-feira (29), uma embarcação transportando alunos e uma professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) naufragou no rio Tapajós, em Santarém, localizado a aproximadamente 1.120 km de Belém. Felizmente, todos a bordo saíram ilesos.

A Capitania Fluvial de Santarém, vinculada à Marinha do Brasil, iniciou uma investigação para esclarecer as causas do naufrágio. O barco, nomeado Surucuá 2, estava com 34 estudantes e uma docente do curso de Ciências Biológicas do ICTA (Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas). O destino do grupo era a comunidade Surucuá, situada à margem esquerda do rio, onde realizariam uma atividade acadêmica.

O naufrágio ocorreu próximo à comunidade de Solimões. A universidade confirmou que todos os presentes usavam coletes salva-vidas. Mídias sociais divulgaram vídeos indicando a presença de ao menos uma criança entre os resgatados. Embarcações que estavam na região socorreram o grupo, que foi encaminhado à comunidade de Solimões.

Em nota, a Marinha informou que um inquérito foi estabelecido para analisar o incidente. Por sua vez, a Ufopa comunicou que já acionou medidas de auxílio, incluindo a ativação do seguro estudantil e suporte médico, assegurando o retorno seguro dos envolvidos a Santarém. A reitora Aldenize Ruela Xavier assinou a declaração oficial da universidade.

Link: https://ojornalextra.com.br/noticias/brasil/2023/09/96305-para-barco-naufraga-com-alunos-de-universidade-e-todos-sobrevivem