Criado em 29 de Abril de 2024 às 17:02

Santarém se torna capital de ciência e tecnologia durante fórum nacional Consecti e Confap

26/09/2023 - G1 - Globo - Ufopa citada

29 de Abril de 2024 às 17:02

Evento debate temas prioritários da política científica e tecnológica nacional e sobre os desafios da região amazônica.
Por Sílvia Vieira, g1 Santarém e Região — PA

26/09/2023 08h01  Atualizado há 7 meses

Solange Ximenes, vice-reitora da Ufopa, Marcelo Botelho, presidente da Fapespa e Alexandre Chaves, presidente da Aces — Foto: Sílvia Vieira / g1

Escolhida por ser um polo universitário no coração da Amazônia, a cidade de Santarém, no Oeste do Pará, sediará, no período de 27 a 30 de setembro, o Fórum Nacional Consecti & Confap, que vai reunir presidentes das 27 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), secretários estaduais, representantes do Ministério da Ciência (MCTI) e de entidades e agências federais e internacionais de fomento à ciência, tecnologia e inovação.

Durante três dias, o evento vai promover o debate de temas prioritários da política científica e tecnológica nacional e sobre os desafios da região amazônica.

No sábado (23), a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) realizou um evento para a imprensa no Centro de Invocação Aces Tapajós, com a presença do presidente da Fapespa Marcel Botelho, da vice-reitora da Ufopa Solange Ximenes e do presidente da Aces, Alexandre Chaves. Na oportunidade, eles destacaram a importância do fórum nacional do Consecti & Confap ser realizado em Santarém e da oportunidade dos pesquisadores da região poderem expor as dificuldades que enfrentam para realizar pesquisas na Amazônia.

"Trazer os tomadores de decisão das áreas de ciências e tecnologia para a Amazônia, traz certamente o olhar local, traz a imersão sobre a realidade da Amazônia, e eu não tenho dúvida de que isso vai tomar a tomada de decisão dessas pessoas Brasil a fora, mundo a fora, porque nós teremos também a participação de representantes de parceiros internacionais aqui em Santarém, para discutir políticas de ciência e tecnologia voltadas para o Brasil, mas com o olhar da Amazônia", destacou Marcel Botelho.

Para a professora Solange Ximenes, a realização do fórum em Santarém é resgate de reconhecimento da ciência com estratégia para a promoção do desenvolvimento regional, desenvolvimento humano de um modo geral.

“A Universidade está aberta a esse processo de construção da produção científica, da produção de conhecimento na região, e ter uma parte do Fórum Consecti & Confap sendo realizado na nossa instituição, demonstra tanto reconhecimento da Ufopa, como parceiro estratégico, como das universidades de modo geral, parceiras estratégicas do governo do estado, do governo federal, nesse resgate da nossa comunidade, isso para nós é muito relevante. Serão três dias de um evento com debates intensos, com temáticas da Amazônia, organizadas por um grupo de pesquisadores do Brasil todo, que têm pensado o mundo, que tem pensado a Amazônia como um importante elemento de preservação do nosso planeta”, ressaltou a vice-reitora da Ufopa.

O presidente da Aces, Alexandre Chaves, defende o uso da ciência, tecnologia e inovação no setor produtivo, sem agressão ao meio ambiente.

“É mais ciência e tecnologia para se produzir na mesma área onde já há produção, não precisando avançar em mais recursos naturais. O setor produtivo está pronto para participar desde a base e também lá na ponta, para entregar ao mercado os nossos produtos produzidos pela pesquisa, pela ciência e pela tecnologia”, pontuou Alexandre Chaves.

O fórum será realizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

A abertura oficial do Fórum Nacional Consecti & Confap será realizada na quinta-feira (28), às 9h (horário de Brasília), no Anfiteatro da Selva – Casa do Saulo, com transmissão ao vivo pelo canal do Confap no YouTube .

Programação
Na quarta (27), será realizada uma reunião entre os diretores científicos das FAPs na Ufopa, e uma visita ao Museu de Ciência da Amazônia.

No dia 28, além da abertura oficial com a presença das autoridades e atrações culturais, também ocorrerá um bloco de atividade sobre a Amazônia+10, iniciativa tem como objetivo apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico sobre a floresta tropical. Nesse dia, haverá o lançamento de um edital de fomento a expedições de pesquisa na Amazônia.

Ainda no dia 28, ocorrerão mais três blocos de atividades: 2º Agências Nacionais de Fomento à CT&I (Finep, Capes e CNPq), 3º Sessão CONSECTI/CONFAP e o 4º “Desenvolvimento de um Neuroprotetor Natural: o case da startup Neuroprotect” - Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES).

Na sexta (29), mais dois blocos de discussões: 1º “Desafios da Pesquisa e Pós-graduação na Amazônia”, com a presença de Reitores e Diretores de Instituições de Ciência e Tecnologia, e o 2º com a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep. No mesmo dia, ocorrerá a reunião interna entre os membros do Consecti e Cconfap. E no dia 30, será realizada uma programação opcional para os participantes que quiserem conhecer a região.

Público interessado nas temáticas que serão abordadas no Fórum Nacional Consecti & Confap poderão acompanhar de forma virtual AQUI.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/09/26/santarem-se-torna-capital-de-ciencia-e-tecnologia-durante-forum-nacional-consecti-e-confap.ghtml