Criado em 24 de Abril de 2024 às 13:05

Ufopa sedia seminário sobre sustentabilidade na maior região de floresta tropical do mundo

03/09/2023 - G1 - Globo - Positiva

24 de Abril de 2024 às 13:05

O seminário apresentará projetos e iniciativas que contemplam o estado da arte acerca da região amazônica e sustentabilidade.
Por g1 Santarém e Região — PA

02/09/2023 12h02  Atualizado há 7 meses

Começa segunda-feira (4), na Unidade Tapajós da Ufopa em Santarém, oeste do Pará, o seminário “Amazon 2030 – Sustainability Issues in the World's Largest Rainforest Region” (Amazon 2030 – Questões de sustentabilidade na maior região de floresta tropical do mundo). O evento é realizado em parceria com a Universidade de Hamburgo (Alemanha).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O seminário apresentará projetos e iniciativas que contemplam o estado da arte acerca da região Amazônica e Sustentabilidade, assim como abordagens inovadoras de ensino e pesquisa. Especificamente, serão apresentados projetos interssetoriais, inovadores e que sirvam de exemplo de cooperações interinstitucionais.

Além de se constituir como uma oportunidade única para discutir holisticamente assuntos relacionados com o desenvolvimento sustentável no que diz respeito à Região Amazônica, o evento objetiva:

Divulgar informações sobre pesquisas e práticas nas áreas de mudanças climáticas, conservação ambiental e sustentabilidade na Região Amazônica;
Apresentar abordagens inovadoras no ensino e pesquisa com foco na Região Amazônica;
Permitir a troca de experiências e conhecimento entre pesquisadores de universidades, mas também de centros de investigação, ONGs, empresas e outras instituições;
Possibilitar oportunidades de networking.
Durante o evento serão abordados os temas:

Amazônia e o uso da terra

Conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos

Questões relacionadas aos povos indígenas

Ameaças ecológicas por incêndios
Gestão territorial
Gestão dos recursos naturais
Segurança alimentar
Pobreza e justiça social
Perspectivas de desenvolvimento sustentável
Mudanças climáticas
Economia circular e tecnologias para proteger o meio ambiente
Uma reunião da equipe de coordenação do evento, conduzida pelo Prof. Gabriel Brito Costa, assessor de Relações Nacionais e Internacionais (Arni), com a participação da Profa. Heloiza Menezes e do pedagogo Luiz Alípio Gomes, além de bolsistas de graduação de diversos cursos da Ufopa, discutiu o evento no dia 21 de agosto.

Foram definidos os últimos detalhes da organização e a definição das equipes que darão apoio ao evento, tanto nas conferências principais quanto nas sessões paralelas. “A programação final está passando por ajustes finais, e em breve vamos divulgá-la”, afirmou o assessor Gabriel Brito Costa.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/09/02/ufopa-sedia-seminario-sobre-sustentabilidade-na-maior-regiao-de-floresta-tropical-do-mundo.ghtml