Ultima atualização em 13 de Setembro de 2024 às 21:20

CTIC DAY: Um dia de integração com os servidores de TI da Ufopa

13 de Setembro de 2024 às 21:21

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promoveu, na última segunda-feira, dia 9 de setembro, o evento "CTIC DAY". A iniciativa teve como foco fortalecer o vínculo entre os servidores e melhorar o ambiente de trabalho, com uma programação que incluiu palestras, painéis e uma visita ao TOYLab da Ufopa.

Gestores e servidores do CTIC na apresentação do panorama estratégico e atuação do CTIC. Foto: Rafael Miranda

Saúde Mental e Diálogo com a Reitoria

A manhã do evento foi marcada por discussões sobre saúde mental voltada ao ambiente de trabalho de TI e um painel com as Reitoras da Ufopa. O Dr. Marcos Fernandes, Neuropsicólogo, conduziu uma palestra sobre a importância do autocuidado e do equilíbrio pessoal para um ambiente de trabalho saudável.

"É necessário cuidar de si mesmo primeiro, para estar preparado para apoiar os colegas, e manter um equilíbrio pessoal para garantir um ambiente de trabalho saudável", explica o Dr. Marcos Fernandes.

Dr. Marcos Fernandes, abordando o tema “Saúde Mental no ambiente de trabalho de TI”. Foto: Rafael Miranda

Em seguida, as Reitoras da Ufopa, Profª. Drª. Aldenize Ruela Xavier e Profª. Drª. Solange Helena Ximenes Rocha, participaram de um painel aberto com os servidores do CTIC. A Profª. Drª. Aldenize Xavier destacou os investimentos recentes da universidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e a importância das entregas do CTIC para a instituição. O painel também abriu espaço para os servidores expressarem suas demandas e expectativas acerca dos cuidados com a saúde mental, capacitações e qualificações voltadas para TI, além da necessidade de infraestrutura adequada para as equipes da unidade.

Painel com as Reitoras, Profª. Drª. Aldenize Xavier e Profª. Drª. Solange Ximenes em conversa aberta com os servidores do CTIC. Foto: Rafael Miranda

Panorama do CTIC e Visita ao TOYLab da Ufopa

À tarde, o Diretor Geral do CTIC, Rafael Miranda apresentou um panorama geral da unidade, abordando seu papel estratégico na UFOPA, sua missão, visão e valores. A apresentação incluiu uma análise do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e dos objetivos estratégicos, destacando o avanço na governança de TIC em relação ao PDI anterior e propondo melhorias na gestão administrativa e expansão da infraestrutura de TIC. Também foram detalhados os investimentos realizados entre 2021 e 2023, além das previsões para 2024, que incluem a aquisição de soluções de hiperconvergência (cluster), equipamentos de rede para melhorar a conectividade na sede e nos campi regionais, e telas interativas para salas inteligentes no novo Núcleo de Salas de Aulas (NSA/A), no Campus Tapajós.

Para finalizar o evento, os servidores visitaram o TOYLab, um laboratório aberto de prototipagem no Tapajós. Lá, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o processo de impressão e modelagem 3D, explorando as tecnologias disponíveis no laboratório.

Visita ao TOYLab com o Prof. Me. Enoque Alves, para conhecer o processo e modelagem das impressões 3D.

CTIC DAY: Uma Iniciativa Contínua

O CTIC DAY é uma iniciativa que passará a integrar as atividades mensais do CTIC, com o objetivo de promover a integração entre os servidores, envolver parceiros externos e informar a comunidade acadêmica sobre as atividades e avanços da unidade.

CTIC/Ufopa

Texto: Tânia Serique