Ultima atualização em 21 de Julho de 2021 às 17:59
Esse manual tem como objetivo oferecer orientações quanto a realização de contratações de Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação, aos servidores da UFOPA, em especial, às equipes do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), órgão responsável pelo planejamento da execução e gestão dos contratos relacionados a soluções de TIC na universidade.
Entende-se como Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) “o conjunto de bens e/ou serviços que apoiam processos de negócio, mediante a conjugação de recursos, processos e técnicas utilizados para obter, processar, armazenar, disseminar e fazer uso de informações” (IN01).
O manual é estruturado com 04 modelos de processo, sendo eles: o Macroprocesso de Contratação de Soluções de TIC, que ilustra de forma resumida todo ciclo de vida da solução; o (Sub)Processo de Planejamento da Contratação, responsável pela elaboração dos estudos preliminares e termo de referência ou projeto básico; o (Sub)Processo de Seleção de Fornecedor, executado pelo setor de licitações da universidade; e (Sub)Processo de Gestão de Contrato, que está relacionado a execução e monitoramento do serviço/produto.
O manual visa descrever o ciclo de contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Oeste do Pará desde a oficialização da demanda até a entrega do produto ou encerramento do contrato de serviço.
No Anexo I, do manual, encontram-se referências para os modelos de documentos (artefatos) do processo de contratação de soluções de TIC.