UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de biodiversidade e florestas

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 1 de Junho de 2024 às 08:42

Iniciativa da Ufopa e parceiros fortalece o Programa de Aquisição de Alimentos no Estado do Pará

O coletivo Puxirum do Tapajós-PAA acompanhou as primeiras entregas de alimentos dos projetos da região Baixo Amazonas aprovados na Chamada do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, modalidade Compra com Doação Simultânea/CDS. Sob coordenação da professora Danielle Wagner (IBEF/Ufopa), o coletivo Puxirum do Tapajós-PAA surgiu no contexto de retomada do PAA operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento-CONAB, em maio de 2023.

O PAA foi criado em 2003 pelo art. 19 da Lei nº 10.696  e segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (link) “A modalidade Compra com Doação Simultânea promove a articulação entre a produção da agricultura familiar e as demandas locais de suplementação alimentar, além do desenvolvimento da economia local. Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às pessoas em insegurança alimentar, por meio da rede socioassistencial ou equipamentos públicos de segurança alimentar e da rede pública e filantrópica de ensino.”  Nessa retomada do programa, o diferencial foi a priorização de comunidades indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária, negros, mulheres e juventude rural. (link ).

A partir da mobilização de docentes e discentes da Ufopa, pesquisadoras do Núcleo de Agroecologia Muiraquitã, do Projeto Odisseia, do Projeto de Pesquisa Pawana, extensionista da Emater e lideranças de associações e cooperativas da Agricultura Familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais do Baixo Amazonas e com o objetivo de apoiar representantes de associações e cooperativas locais no envio de propostas, o coletivo  promoveu oficinas sobre o PAA-CDS e assessoria direta aos grupos interessados durante o processo de elaboração da proposta, assinatura do contrato e organização da entrega.

Dentro da iniciativa articulada e a partir da mobilização realizada por Rui Harayama, professor do Instituto de Saúde Coletiva-ISCO/Ufopa, o primeiro projeto que começou a entrega foi o da Associação dos Povos Indígenas Trombetas Mapuera (Apitma), de Oriximiná, cujo presidente é Roque Yaxikma Wai Wai, egresso do curso de Antropologia da Ufopa, e a secretária Elaíde Tapuri Wai Wai, estudante do mestrado do programa Saúde e Qualidade de Vida da mesma instituição.

“Esses produtos são entregues por nós agricultores indígenas, cultivados na terra indígena, e não há exposição a agrotóxicos. Eu como formada na área da saúde acho importante entregar esses produtos para que as crianças possam ter acesso a alimentos saudáveis. A alimentação é importante para desenvolver a aprendizagem.” comenta Elaíde.

O professor Rui Harayama, apoiador da Apitma dentro do projeto, ressalta que a proposta elaborada pela associação indígena é a única aprovada exclusivamente por indígenas no Estado do Pará.  “Além de ser o único totalmente formado por indígenas no Pará, o projeto possibilitou que os Wai Wai, principalmente as mulheres, percebessem que seus produtos têm a qualidade necessária para essa venda governamental, e também essa troca entre indígenas e os movimentos sociais de Oriximiná”, explica o professor.

Na chamada do PAA, uma das condições era que 50% dos agricultores fossem de mulheres, fortalecendo o protagonismo feminino da agricultura familiar. Para Iranilda Iraniwta Wai Wai, da Aldeia Passara, a experiência é importante: “Sou uma das 10 agricultoras que estão trabalhando no projeto, e ele é uma forma de nos auxiliar para conseguirmos dinheiro e renda a partir do nosso trabalho de agricultura em nossas roças”.

As primeiras entregas, realizadas nos dias 06 e 13 de Maio, foram de 1 tonelada de alimentos distribuídos em banana, castanha do Pará e abacaxi. Esses alimentos foram entregues para a Associação de Deficientes de Oriximiná, Ador, que atende cerca de 1300 pessoas com deficiência e seus familiares.

Para o diretor administrativo da Ador, Josinaldo Ferreira, “O projeto é importante para a instituição porque vai apoiar os associados da nossa instituição em nossos serviços, nos atendimentos de saúde, nos atendimentos de reforço escolar, e em diversos atividades. O projeto chegou no momento certo, e contribui muito.”

Para a professora Danielle Wagner (IBEF/Ufopa) “a participação dos discentes no coletivo foi fundamental. Além disso, esse processo de pesquisa-ação e de extensão universitária que estamos tecendo coletivamente a partir do PAA está gerando diversos aprendizados que mostram caminhos para avançarmos na territorialização de políticas públicas na região Amazônica”.

Além dos docentes Danielle Wagner (IBEF) e Rui Harayama (ISCO), da mestranda Elaíde Wai Wai (PPGSAQ), estão diretamente envolvidas na assessoria aos grupos as pesquisadoras e extensionistas Ana Claudia Siviero (EMATER/PA) e Ellen Freitas (Projeto Odisseia) e o discente Diego Oliveira (Zootecnia/IBEF). Os outros projetos aprovados e em fase de contratação foram os enviados pela Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Belterra – AMABELA, pela Cooperativa de Produtores Familiares - COOPAFS,  pela Associação dos Quilombolas da Passagem - ARQPASSAGEM e pela Associação Tapajós Orgânicos.

Reunião sobre emissão de nota fiscal (abril de 2024)