UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de biodiversidade e florestas

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 9 de Julho de 2024 às 16:47

Ufopa realiza Dia de Campo através do Projeto de Extensão Universitária Agronomics, aliando inovação e sustentabilidade na agricultura

Na última semana, a Fazenda Experimental da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi palco de um evento que reuniu um público de 300 pessoas, agricultores, estudantes e pesquisadores, interessados em conhecer de perto a área experimental  do Projeto de Extensão Universitária Agronomics, vinculado ao curso de agronomia do Instituto de Biodiversidade e Florestas - Ibef. No 1° Dia de Campo,  foi apresentado resultados parciais do projeto Safra, que ofereceu aos participantes uma imersão nas áreas experimentais dedicadas ao cultivo de sorgo, soja, milho, feijão e adubação verde.

A jornada teve início com uma mesa de abertura em que estiveram presentes a Magnífica Reitora da Ufopa Dra. Aldenize Xavier, o Coordenador da Fazenda Experimental Dr. Ronaldo Lima, o Diretor do Ibef Dr. Thiago Almeida, os Coordenadores do projeto Dr. Eloi Gasparin e Me. Elvislley Chaves que apresentaram a dinâmica do evento e destacaram a importância da pesquisa e da extensão universitária na disseminação de tecnologias agrícolas sustentáveis e no apoio ao desenvolvimento da agricultura regional. Em seguida, os visitantes foram guiados pelos professores e acadêmicos pelos campos experimentais, onde puderam observar de perto o desempenho das atividades realizadas.

Cada cultura foi detalhadamente explicada pelos estudantes e pesquisadores, que abordaram aspectos como preparo de área, técnicas de plantio, manejo de solo, controle de pragas e doenças, além do impacto ambiental de cada prática adotada. A adubação verde, um dos destaques do evento, despertou grande interesse dos participantes devido ao seu potencial de melhorar a fertilidade do solo de maneira sustentável, reduzindo a necessidade de insumos químicos.

Durante a visita, os participantes puderam interagir com os pesquisadores, tirar dúvidas e trocar experiências sobre as práticas apresentadas. “Eventos como este são fundamentais para aproximar a universidade da comunidade e dos produtores rurais, além de incentivar a adoção de técnicas mais sustentáveis e eficientes”, afirmou o professor Elvislley Chaves, líder do Projeto Agronomics.

O Dia de Campo também contou com estandes de empresas parceiras, Maniva Tapajós, Pitaya do Tapajós e Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, que apresentaram produtos e serviços voltados para o setor agrícola. A interação entre a academia, o setor produtivo e a comunidade local fortalece o compromisso da Ufopa em promover o desenvolvimento sustentável e a inovação na agricultura.

Ao final do evento, os participantes foram convidados a compartilhar suas impressões e sugerir temas para futuras edições do Dia de Campo. A resposta positiva do público reforça a importância de iniciativas como esta para o fortalecimento da pesquisa, extensão universitária e a capacitação de produtores rurais na região.

Com eventos como o Dia de Campo, o Projeto de Extensão Universitária Agronomics da Ufopa demonstra seu papel crucial na disseminação de conhecimento e na promoção de práticas agrícolas que aliam produtividade e sustentabilidade, beneficiando diretamente a comunidade e o meio ambiente.

Texto do Professor Elvislley Chaves

Participantes do dia de campo