Ultima atualização em 27 de Abril de 2021 às 23:57
27 de Abril de 2021 às 23:41
Edital de Chamada Pública de Cadastro de Docentes Tutores do INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS para atuação no âmbito do Programa Especial de Ajuste de Percurso Acadêmico da Ufopa para acompanhamento acadêmico e pedagógico a estudantes indígenas e quilombolas com necessidade de ajuste de percurso acadêmico.
Chamada pública para o cadastrado docentes para atuar como tutor do Programa Especial de Ajuste de Percurso Acadêmico para estudantes indígenas e quilombolas da Ufopa e fazer parte da equipe do Projeto Institucional de Monitoria Ce Anama da sua Unidade/Subunidade Acadêmica na qualidade de docente orientador colaborador.
DO PERFIL
- Ser docente efetivo ou substituto lotado no Instituto de Biodiversidade e Florestas- IBEF da Universidade Federal do Oeste do Pará.
- Não estar afastado ou licenciado integralmente da Instituição até a data da adesão da Unidade Acadêmica de sua lotação ao PEAPA (de acordo com a Lei 8112, de 11 de dezembro de 1990 e Resolução 132, de 13/12/2015 do Consun- Ufopa).
CARGA HORÁRIA
- A carga horária do docente tutor é regida pelo artigo 11 da Resolução nº 184/2017/Consepe/Ufopa, portanto, poderá ter alocado em seu Plano de Trabalho (PIT) até 20 (vinte) horas semanais para execução de projetos de ensino.
- O docente poderá solicitar a alocação de carga horária conforme o plano de atividades apresentado e incluso no projeto de ensino.
RESPONSABILIDADES DO DOCENTE TUTOR DO PROGRAMA ESPECIAL DE AJUSTE DE PERCURSO ACADÊMICO PARA ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS
- Das responsabilidades dos docentes tutores vinculados ao Programa Especial de Ajuste de Percurso Acadêmico para estudantes indígenas e quilombolas:
a) Dar ciência ao Plano Individual de Trabalho de Ajuste de Percurso Acadêmico do(s) estudante(s) indicado(s) para tutoria;
b) Orientar o(s) estudante(s) indígena(s) ou quilombola(s) para cumprimento das atividades pendentes para ajuste do percurso acadêmico, conforme Plano Individual de Trabalho de Ajuste de Percurso Acadêmico;
c) Comparecer à convocação da Coordenação do Curso, do Colegiado do Curso, da Comissão Setorial de Acompanhamento às Políticas de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial e/ou da Comissão Interdisciplinar Permanente de Acompanhamento dos Estudantes Indígenas e Quilombolas da Ufopa (CIPAEIQ);
d) Realizar seu cadastro de docente tutor na Coordenação do Curso (conforme orientações de Chamada Pública expedida pela sua Unidade Acadêmica), respectiva Unidade de atendimento aos estudantes;
e) Participar de formação pedagógica do Programa Especial de Ajuste de Percurso Acadêmico para estudantes indígenas e quilombolas;
f) Cumprir com os prazos previstos pelo Programa Especial de Ajuste de Percurso Acadêmico para estudantes indígenas e quilombolas;
g) Estar ciente das suas atribuições quanto ao atendimento das atividades do Programa Especial de Ajuste de Percurso Acadêmico para estudantes indígenas e quilombolas;
h) Atender as atribuições de docente orientador colaborador especificadas no edital do Projeto Institucional Ce Anama.
g) Contribuir com estratégias alternativas de ensino junto ao docente-orientador Ce Anama.
DO CADASTRO DO DOCENTE TUTOR NO PROGRAMA
O docente que atenda ao perfil definido no item 5 do presente edital deverá preencher o formulário eletrônico https://forms.gle/iyXHKCcS9qj4eSnA9
manifestando interesse em ser incluído no Programa Especial de Ajuste de Percurso Acadêmico para estudantes indígenas e quilombolas da Ufopa e na equipe do Projeto Ce Anama da Subunidade/Unidade acadêmica no prazo estabelecido no cronograma do Edital de Chamada Pública n° 5/PROGES/PROEN/UFOPA, de 13 de abril de 2021.
O cadastro poderá ser feito até o dia 10 de Maio de 2021.