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UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

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Ultima atualização em 21 de Fevereiro de 2025 às 15:54

Alunas de escola pública de Monte Alegre podem representar o Pará no Jovem Parlamentar Mercosul

20 de Fevereiro de 2025 às 20:36

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Há quatro anos o Colégio estadual Presidente Fernando Henrique tornou-se uma escola de Ensino Integral. Antes disso, a escola viveu momentos difíceis com a diminuição progressiva do número de alunos. Os primeiros anos de Integral foram igualmente difíceis. Diante dos desafios, a escola precisou renovar suas estratégias e realizar uma semeadura com empenho e compromisso de todos os profissionais do colégio. Nos dois últimos anos, a colheita de resultados surge.

Em 2023, a aluna Edinayana Sarmento vence o Concurso Nacional de Carta dos Correios. Em 2024, na IV Feira de Ciências e Tecnologias do Baixo Amazonas (FEICITIBA,) o colégio teve aprovados dez projetos finalistas, conseguindo alcançar algumas premiações, sendo duas de 3º lugar (Ciências Sociais e Ciências Humana), um 2º lugar (Ciências Biológicas), 2º lugar geral da feira, 1ª lugar (Ciência da Terra) e 1ª lugar na premiação voto popular. Ainda em 2024, o grupo de professores da área de Ciências Humanas foi contemplado com o prêmio Educador(a) Antirracista realizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). E em 2025 o colégio comemorou 27 aprovações em instituições públicas de uma única turma finalista. Em março de 2025, teremos um projeto participando como finalista na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) em São Paulo.

E agora a Escola Estadual de Ensino Médio Integral Presidente Fernando Henrique, pretende alcançar mais um objetivo grandioso: o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), 2024-2026, em que temos inscritos três projetos que concorrerão com outras escolas do Estado do Pará.

 A elaboração dos projetos deveria estar dentro do Tema “A integração regional e as mudanças climáticas” a partir de 6 (seis) eixos temáticos: inclusão educativa; participação cidadã; direitos humanos; diversidade de raça, etnia e gênero; integração regional; e trabalho.

A partir dessa proposição os professores: Álvaro Aragão (professor do campo de saber: Geografia e Meio Ambiente), Sérgio Roberto (professor do campo de saber Biologia e Meio Ambiente), e Bruna Vanessa (professora do campo de saber Sociologia e Projeto de Vida), selecionaram alunos que então cursavam o 1º ano do ensino médio, com faixa etária de 16 anos, em novembro de 2024, período da inscrição. A próxima etapa foi a elaboração de um projeto dentro da temática exigida. Dessa forma, os trabalhos seguiram os eixos da Participação Cidadã e integração Regional.

Foram submetidos três projetos, entre eles: “Alternativa de Recuperação de Pastagem, degradação, para mitigar as alterações climáticas na Amazônia”, de autoria da aluna Carliane da Silva, que contou com o professor Álvaro Aragão como orientador. O segundo projeto tem como tema: “Semeando Amazônia – Programa de troca de sementes de Espécies Amazônicas”, proposto pela aluna Raniele Vaz, orientado pelo professor Sérgio Roberto. E o terceiro projeto inscrito foi: “Participação cidadã, uma contribuição para a construção de políticas públicas eficazes ao enfrentamento das mudanças climáticas no contexto da integração regional”, da aluna Iriane Cybelly, sob orientação da professora Bruna Vanessa.

A seleção inicial de 6 (seis) projetos ficou sob a submissão e avaliação de cada unidade federativa através das Secretarias Estaduais de Educação, totalizando 162 projetos de todo o Brasil. No caso do Estado do Pará, a SEDUC realizou a seleção subnacional, considerando critérios de representatividade, garantindo a diversidade e igualdade entre os estudantes. Esses, por sua vez, serão eleitos para que os três mais votados por estado e distrito participem da etapa nacional, em Brasília. Dos seis selecionados no Pará, a escola Fernando Henrique, conhecida por Gigante do Pajuçara, tem o imenso orgulho de ter seus três projetos citados acima submetidos, na lista dos selecionados e aprovados.

Isso trouxe grande alegria para toda a comunidade escolar, que tem seus alunos em destaque, em um projeto deste nível, com três alunas, que hoje estão no segundo ano, que podem em julho de 2025 representar sua escola, seu município, seu Estado, em Brasília como Jovem Parlamentar Mercosul na cerimônia de posse e curso de formação.

Participar de uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países membros e associados do bloco, um espaço de encontro e diálogo é um marco para a história do colégio, que está no seu quarto ano com o Ensino em Tempo Integral, deixando visível a educação de qualidade dos alunos, contando com o acompanhamento de toda a equipe de profissionais da escola para aproveitar as oportunidades que estão vivendo e o aprendizado adquirido.

Já estamos sonhando com nossas alunas e sua conexão com outros jovens, com culturas diversas, aprendendo sobre o funcionamento do bloco, suas instâncias e sobre como dialogar e buscar consenso para a proposição de soluções de problemas comuns. Além de ampliar seus conhecimentos e vivenciarem o funcionamento das instituições democráticas, participando, de debates construtivos que lhes permitam fortalecer a capacidade de expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para a formulação de propostas que reflitam suas necessidades.

Estamos atentos a próxima etapa da seleção que será a eleição dos três projetos que representaram o Estado do Pará. Essa eleição credencia para a etapa nacional onde será eleito um aluno para ser titular e dois alunos para serem suplentes. Ou seja, os 27 alunos que representaram cada estado do Brasil para a próxima fase que é a internacional, do PJM que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Paraná-Brasil, e contará com a participação de estudantes representantes das províncias, departamentos ou estados dos países membros do Mercosul. Estamos ansiosos para promover a vitória dos projetos dos nossos alunos para que possam ser selecionados e compor a delegação nacional, por dois anos, exercendo o papel de parlamentares, tendo a função de ouvir os jovens estudantes dos países membros do Mercosul e abrir espaço para que, juntos, possam discutir a realidade em que se inserem e buscar meios para incidir positivamente na sua escola e comunidade, enquanto refletem sobre valores como a participação cidadã, o respeito à democracia e aos direitos humanos, a consciência social, a cultura de paz e o cuidado com o meio ambiente. 

Mas para que isso possa ser vivenciado por nossas alunas, as mesmas estão em campanha eleitoral de 10 a 18 de fevereiro divulgando seu perfil e projeto por meio das redes socais e pelo canal do Instagram do colégio gigantedopajucara.mta e com os seus respectivos orientadores nos próximos dias irão visitar outras escolas para divulgar a candidata. A eleição será de 19 a 25 de fevereiro. Por isso, convocamos todos a participarem da eleição que será feita por voto individual através dos links que serão disponibilizados pelo site https://www.gov.br/mec/pt-br/pjm. O resultado será no dia 07 de março de 2025.

 

 

Texto: Colégio estadual Presidente Fernando Henrique

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