Ultima atualização em 23 de Setembro de 2024 às 17:03
15 de Fevereiro de 2023 às 11:28
Manual do Calouro 2023 (versão em PDF)
Manual do Calouro 2023 (versão em Libras)
Manual do Calouro 2023 (audiodescrição)
Leia o Guia de Direitos e Garantias: http://www.ufopa.edu.br/media/file/site/iced/documentos/2023/4311b168f65a1da3fdb1277468ee8ee8.pdf
Aqui está a página com todos os editais de 2024 do Iced: https://www.ufopa.edu.br/iced/editais/2024/
Aqui estão os nossos e-mails e telefones: http://www.ufopa.edu.br/iced/contatos-5/
Ele está disponível aqui: http://www.ufopa.edu.br/proen/diretoria-de-registro-academico/calendarios-academicos/
Aqui está o Regimento de Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará: http://www.ufopa.edu.br/proen/midias/arquivos/resolucao-no-3312020-novo-regimento-de-graduacao/
Há duas opções para consultar os componentes curriculares ofertados:
Os horários das turmas são representados por códigos que informam, nessa ordem, os dias da semana, turno e horários:
Dessa forma, temos, por exemplo, 56M2345, em que:
Essa disciplina seria ofertada, então, às quintas e sextas-feiras pela manhã, no horário das 8h50 às 12h25.
ESTRUTURA CURRICULAR
Consulte a estrutura curricular do curso para verificar qual o perído ideal para cursar cada componente curricular:
Se houver mais de uma estrutura curricular vinculada ao curso, consulte no seu histórico o código correspondente ao seu currículo.
FORMULÁRIOS E REQUERIMENTOS
SOLICITAÇÕES GERAIS (atividades complementares, tutoria, matrícula fora do prazo etc)
Requerimento acadêmico geral - Acesse aqui
Documentos comprobatórios da solicitação.
APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
Requerimento de aproveitamento de estudos - Acesse Aqui
A solicitação de aproveitamento de estudos deverá ser instruída com os seguintes documentos:
1 - requerimento constando os componentes curriculares objetos de aproveitamento de estudos;
2 - histórico escolar, ou documento equivalente, atualizado e autenticado pela instituição de origem, constando os componentes curriculares cursados com suas respectivas cargas horárias, resultados obtidos e períodos em que foram cumpridos;
3 - ementas dos componentes curriculares validadas pela Instituição;
4 - documento de autorização e reconhecimento do curso, quando realizado no Brasil;
5 - documento emitido por órgão competente do país de origem, que comprove ser estudo em curso de graduação de Instituição de Ensino Superior, quando realizado no exterior.
Quando se tratar de documento oriundo de instituição estrangeira, será obrigatória a tradução oficial juramentada em português e autenticada pelo representante diplomático brasileiro do país em que foi expedido.
EQUIVALÊNCIA CURRICULAR
Requerimento de equivalência curricular - Acesse Aqui
Ementa da disciplina cursada.
OUTORGA DE GRAU
A solicitação deve ser feita pelo discente via Sigaa, conforme tutorial disponível aqui.
Documentos a serem inseridos diretamente no SIGAA:
1. Carteira de Identidade;
2. Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
3. Lauda de Diploma, disponível aqui.
Todos os documentos devem ser enviados no formato PDF (frente e verso, se for o caso). Documentos ilegíveis não serão aceitos.
Colação em secretaria/gabinete
Para solicitar outorga de gabinete o histórico escolar deve estar integralizado e o discente com status de formado no SIGAA; apresentar um documento de comprovação de urgência como: contrato de trabalho, aprovação em Concurso/Processo seletivo de trabalho na área ou aprovação em Pós Graduação. Se tiver algum desses documentos deve encaminhar a solicitação à coordenação de curso para anuência e autorização do coordenador, juntamente com o documento de comprovação de urgência para realização da outorga de gabinete.
Concomitante a isso o discente deve inserir os documentos diretamente no SIGAA: 1 - Certificado de Ensino Médio frente e verso, 2- RG frente e verso legível, 3 - Lauda de Diploma devidamente preenchido, datado e assinado. Todos os documentos devem estar em arquivos individuais e em formato PDF.
Atenção: Para colar grau o discente deve estar quite com a entrega a versão final de TCC.
Colação por procuração: Apresentar procuração registrada em cartório outorgando os poderes para a colação.
ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO TCC
A versão final do TCC deve ser entregue em formato digital (.pdf) e nele deve constar a ficha catalográfica inserida.
Orientações para solicitar ficha catalográfica disponíveis aqui.
Documentos necessários:
1. Ata de defesa
2. Termo de Autorização para publicação devidamente preenchido, datado e assinado, todos em formato PDF.
Enviar o TCC e demais documentos para o e-mail gestaoacademica.iced@ufopa.edu.br
Consulte o Guia para Elaboração e Apresentação da Produção Acadêmica da Ufopa aqui
APLICAÇÃO DE PROVA SUBSTITUTIVA
Formulário de requisição - Acesse aqui
O professor deve preencher e entregar na gestão acadêmica para que os alunos façam suas inscrições.
LINKS ÚTEIS
PESQUISA E EXTENSÃO
Projetos de pesquisa vinculados ao iced
Para acessar os projetos por meio do Portal do Discente, é necessário seguir os seguintes passos: SIGAA → Pesquisa → Projeto de Pesquisa → Consultar Projetos
Projetos/programas/ações de extensão vinculados ao Iced
Para acessar os projetos/programas/ações por meio do Portal do Discente, é necessário seguir os seguintes passos: SIGAA → Extensão → Consultar Ações
Cursos e eventos de extensão da Ufopa com inscrições abertas
SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS (SIBI)
Normas Técnicas (Target GEDWeb)
BOLSAS, AUXÍLIOS E ESTÁGIO REMUNERADO NÃO OBRIGATÓRIO
A concessão de bolsas, auxílios estudantis e estágio remunerado não obrigatório é normatizada por Editais:
Editais publicados na página da Procce
Editais publicados na página da Proen
Editais publicados na página da Proges
Editais publicados na página da Proppit
Editais publicados na página da RIDH
Editais publicados na página de Concursos da Ufopa
Programa Bolsa Permanência - PBP/MEC
AÇÕES E SERVIÇOS OFERTADOS PELA PROGES
ORIENTAÇÕES E SERVIÇOS OFERTADOS PELA PROEN
Mobilidade Acadêmica Interna e Externa
Relação de Diplomas de graduação da UFOPA expedidos e registrados
ASSESSORIA DE RELAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS (ARNI)
EVENTOS
Sistema Integrado de Gestão de Eventos da Ufopa
Sistema de Certificado Digital da Ufopa
Cursos e eventos de extensão da Ufopa com inscrições abertas
INTERCAMPUS
Itinerário do ônibus intercampus da Ufopa
OUTROS LINKS ÚTEIS
ACHADOS E PERDIDOS
Entregue materiais achados para o vigilante ou agente de portaria mais próximo ou na Coordenação de Segurança Patrimonial (sala 6, bloco 3 da Unidade Tapajós).
Procure materiais perdidos na Coordenação de Segurança Patrimonial. A devolução do material será feita com apresentação de documento com foto, havendo a necessidade de assinar um recibo.
Para mais informações, entre em contato com a Coordenação de Segurança Patrimonial pelo telefone (93) 2101-4956 ou e-mail csp@ufopa.edu.br.
ASSINATURA ELETRÔNICA
ASSINATURA ELETRÔNICA DO GOV.BR
A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.
Acesse o link para saber como gerar sua assinatura eletrônica : https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica
CERTIFICADO DIGITAL ICPEDU
Certificados digitais são documentos eletrônicos usados como identidade virtual para validação de identificação em processos digitais.
O Certificado Pessoal da ICPEdu é gratuito e pode ser usado para assinaturas eletrônicas em todo o sistema acadêmico e de pesquisa brasileiro.
Para gerar sua certificação digital basta acessar o link https://pessoal.icpedu.rnp.br/home e assistir o vídeo em https://youtu.be/Xp-PyLQ80Ho para ver como assinar documentos em formato PDF.