UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Educação

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 24 de Maio de 2023 às 19:13

Grupo de Pesquisa do Iced organiza III Seminário CLIMATE-U PRAXIS UFOPA 2023

24 de Maio de 2023 às 15:54

O Projeto CLIMATE-U PRÁXIS UFOPA convida a comunidade acadêmica e a sociedade em geral a participar do III Seminário de socialização da Pesquisa Ação Participativa (PAP) realizada no ano de 2022 na Vila de Anã.

Este evento destina-se a discutir o papel da universidade no contexto das mudanças climáticas. Busca-se dialogar de que forma o ensino, a pesquisa e a extensão das universidades podem estar desenvolvendo suas ações a partir deste tema que afeta a sociedade como um todo. A organização do evento está prevista para acontecer em duas instituições de ensino superior de Santarém-Pará nas seguintes datas e horários conforme a Programação:

Dia 20 de junho de 2023

Painel temático: “A integração ensino, pesquisa e extensão: Quais os desafios das universidades com as mudanças climáticas?”

Local: Auditório Tapajós da UFOPA;

Horário: 8h30 às 12h

Faça sua inscrição pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSekb_D4L3a4-_smG4N16l2X88bVBCEF3yDxWyV0GiLdX-78PQ/viewform

Será emitida certificação de participação no evento para os participantes inscritos

/media/file/site/iced/imagens/2023/1a916ec0073cbe3be5fa2815d1feb24c.png

Em sua totalidade, o III Seminário ocorrerá em três encontros e terá a seguinte programação:

Dia: 19 de junho de 2023
- Horário: 7h às 16h - Expedição até a Vila de Anã – Resex Tapajós-Arapiuns
III Encontro de Socialização do Projeto CLIMATE-U PRAXIS UFOPA
Visita as cadeias socioprodutivas e inauguração da Praça da Sustentabilidade Digital
Lançamento do Documentário: Bioeconomia ecológica circular na Amazônia: conexões entre universidade, comunidade e mudanças climáticas;
Local: Comunidade de Anã.
- Horário: 19h às 21h30 – Participação em Santarém
I Seminário de Curricularização da Extensão do IESPES
Mesa Redonda: "A Universidade e o Clima: compartilhando ensinamentos no âmbito do Projeto em Rede Internacional Climate-U (UCL e PRAXIS UFOPA)
Local: Auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES.

Dia: 20 de junho de 2023
Horário: 8h às 12h – Campus Tapajós – Sede da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Lançamento do Documentário Bioeconomia ecológica circular na Amazônia: conexões entre universidade, comunidade e mudanças climáticas;
Local: Auditório Tapajós – UFOPA – Santarém/PA

A inscrição é gratuita e a participação presencial é necessária para obter o certificado do evento. Pode ser realizada através do Link:

A Pesquisa em rede internacional "Transforming Universities for a Changing Climate – CLIMATE-U" (Transformando Universidades para um Clima em mudança) é coordenada pela University College London (UCL), em parceria com universidades de países em situação climática e ambiental vulnerável, buscando enfrentar as causas das mudanças climáticas e alcançar o desenvolvimento sustentável. Participam da Pesquisa os países: Brasil, Fiji, Moçambique, Quênia, Jamaica, Marrocos, Índia e Tanzânia.

Coordenação Geral da Pesquisa:
Tristan McCowan - University College London
Mais informações podem ser acessadas no site: https://www.climate-uni.com/

No Brasil, cinco universidades participam da Rede CLIMATE-U: Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), Região Sul; Universidade Federal de São Paulo (USP), Região Sudeste; Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Amazônia.

Coordenação da Pesquisa no Brasil:
Luciana Brandli – UPF – Coordenadora geral
Tânia Suely Azevedo Brasileiro – UFOPA – Coordenação local
Salomão Antônio Mufarrej Hage – UFPA – Coordenação local
Tercio Ambrizzi – USP - Coordenação local
Sônia Fátima Schwendler – UFPR - Coordenação local

A partir da incorporação do Grupo de estudos e pesquisa PRAXIS UFOPA ao Projeto “Transforming Universities for a Changing Climate – CLIMATE-U”, em 12 de outubro de 2021, promovido pela University College London (UCL) e coordenado pelo Prof. Dr. Tristán McCowen, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) passa a integrar esta Rede internacional, tendo a Profa. Dra. Tania Suely Azevedo Brasileiro como coordenadora do Projeto Climate-U na UFOPA e como vice-coordenador, o Prof. Dr. Luís Alípio Gomes.
Em 22 de março de 2022, o subprojeto “Desafios de uma bioeconomia ecológica e circular na Resex Tapajós Arapiuns: um estudo de caso na Vila do Anã” é aprovado pelo University College London em edital aberto para novos afiliados aO Climate-U e passou a realizar a Pesquisa Ação Participativa (PAP) com autorização da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), a fim de fortalecer a criação do Coletivo de Bioeconomia Ecológica Circular da Floresta da Vila do Anã. Esse subprojeto foi integrado ao Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND/UFOPA), doutorado da área de Ciências Ambientais da CAPES, que assume como um de seus objetivos fornecer embasamento teórico-metodológico para integrar os conhecimentos das áreas das Ciências com visão de compreender a complexidade de problemas socioambientais nos processos do desenvolvimento sustentável e uma de suas metas visa estabelecer redes de pesquisas temáticas, intra e interinstitucionalmente, relacionadas aos objetivos de construção da sustentabilidade.

Membros pesquisadores do CLIMATE-U PRAXIS UFOPA:
Profa Dra Tania Suely Azevedo Brasileiro – Coordenadora
Prof Dr Luís Alípio Gomes – Vice-Coordenador