UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Educação

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 14 de Outubro de 2021 às 10:01

Educação Ambiental

O Programa de Extensão em Educação Ambiental (PEEA) é executado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental - GEPEEA – que é coordenado pela Professora Doutora Maria Mirtes Cortinhas dos Santos (ICED/UFOPA) e pela Vice Coordenadora, a Professora Doutora Helionora da Silva Alves (IBEF/UFOPA).

Esse Programa visa estabelecer um estreitamento dos docentes e discentes da universidade com a sociedade do oeste paraense, por meio de desenvolvimento de ações de educação ambiental, que promovam a sensibilidade e consciência ambiental dos seres humanos para a obtenção da qualidade do meio ambiente amazônico, com destaque para a linha de ação/reflexão crítica-transformadora.

As ações acontecem na universidade em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Meio Ambiente dos municípios. A universidade apoia os trabalhos, na medida do possível, cedendo transporte para deslocamentos e a expedição de certificados. As escolas de Santarém, em sua maioria, já desenvolveram projetos com o GEPEEA.

Os maiores desafios estão relacionados com a falta de compreensão de algumas prefeituras, que não compreendem o alcance do trabalho para melhorar a qualidade de vida de suas populações e se negam a participar. Outro desafio está relacionado às distâncias e dificuldades de acesso a alguns municípios, onde só conseguem chegar de lancha ou de barco. A má qualidade das estradas também é um empecilho. Ter um contato mais próximo com outros campi da UFOPA, também é considerado um desafio a ser superado.

Está previsto o lançamento de mais uma cartilha e de um livro: Educação Ambiental, nossas experiências na Amazônia. Em Santarém há dois polos de Educação Ambiental em escolas: a Escola da Floresta e a Escola do Parque. A Escola da Floresta tem alguns dificultadores, por ser mais distante e para levar grupos é necessário um microônibus, o que só é possível com o apoio da universidade. A Escola do Parque é mais acessível e a parceria é mais constante. É nessa escola onde acontecem os encontros com os educadores. Essas escolas dão suporte para as escolas do município e do Estado.

Com esse Programa vários projetos de Educação Ambiental já foram e estão sendo desenvolvidos para preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população de Santarém e região.

Fonte: Cidadão e Repórter (cidadaoereporter.com.br)