Ultima atualização em 15 de Julho de 2024 às 10:30
PROGRESSÃO/PROMOÇÃO: CLASSES A - D
A progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe. Por exemplo, ocorre progressão na mudança da Classe C – Adjunto Nível 01 (6 – 601) para a Classe C – Adjunto Nível 02 (6 – 602).
A promoção é a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente. Por exemplo, ocorre promoção na mudança da Classe B – Assistente Nível 02 (5 – 502) para a Classe C – Adjunto Nível 01 (6 – 601).
Há casos específicos em que é possível solicitar a aceleração da promoção. Acesse AQUI a página de orientações sobre aceleração.
Estrutura do plano de carreiras e cargos do magistério federal*:
CLASSE |
DENOMINAÇÃO |
NÍVEL |
Código no contracheque |
E |
TITULAR |
1 |
8 – 801 |
D |
ASSOCIADO |
4 |
7 – 704 |
3 |
7 – 703 |
2 |
7 – 702 |
1 |
7 – 701 |
C |
ADJUNTO |
4 |
6 – 604 |
3 |
6 – 603 |
2 |
6 – 602 |
1 |
6 – 601 |
B |
ASSISTENTE |
2 |
5 – 502 |
1 |
5 – 501 |
A |
Adjunto A – se Doutor |
2 |
4 – 602 |
1 |
4 – 601 |
Assistente A – se Mestre |
2 |
4 – 502 |
1 |
4 – 501 |
Auxiliar – se Graduado ou Especialista |
2 |
4 – 402 |
1 |
4 – 401 |
*Redação dada pela Lei nº 12.863 de 24 de setembro de 2013.
1. Fluxo do processo
1.1 Período para solicitação de abertura de Processo Digital
Conforme Resolução n°30/2017 – Consad, o docente interessado deve solicitar a abertura de processo digital 120 a 90 dias antes da data final de interstício.
SOLICITAÇÕES EM ATRASO: Conforme orientação da CPPD, se houver mais de um interstício em atraso, o(a) interessado(a) deverá solicitar a abertura de um processo digital para cada interstício, por ordem. Ou seja, é necessário aguardar a emissão da portaria de cada interstício para solicitar a abertura do processo do período posterior.
DOCENTES AFASTADOS: Os docentes que estiverem afastados ou licenciados terão computados 10 pontos para cada semestre com afastamento superior a três meses, com exceção das licenças previstas nos artigos 84 (§1°), 86,91 e 92 da Lei n. 8.112 de 11 de setembro de 1990 (art. 16 da Resolução 30/2017 - Consad).
1.2 Formulários e orientações para abertura de Processo Digital
O docente interessado deve encaminhar os seguintes documentos para abertura de Processo Digital de Progressão/Promoção Docente:
- Requerimento de Progressão/Promoção Funcional Docente;
- Relatório de atividades para progressão funcional Docente: incluir comprovações que estejam de acordo com o ANEXO da Resolução 30/2017 - Consad (Quadro de Atividades Referenciais para a Progressão/Promoção Docente na Ufopa);
- Formulário de Avaliação e de Qualidade de Trabalho Docente: (1) o docente interessado deve enviar o formulário para a chefia imediata preencher; (2) após o preenchimento, a chefia imediata deve enviar o formulário preenchido (mas sem assinatura) de volta para o docente interessado; (3) o docente interessado deve enviar o formulário preenchido (também sem assinatura) juntamente com os outros documentos necessários para a abertura do processo;
- Termo de Ciência e Manifestação do Docente: o número do processo é inserido automaticamente pelo Sipac após a assinatura;
- Declaração de Afastamento: emita esse documento em SIGRH → Serviços → Documentos → Declarações → Declaração de Afastamento.
- Portaria da Última Progressão
1.3 CRITÉRIOS OBRIGATÓRIOS PARA SOLICITAÇÃO DE CADASTRO DO PROCESSO DIGITAL NO SIPAC:
- A solicitação deve ser enviada para o e-mail protocoloics@ufopa.edu.br a partir de um e-mail institucional;
- Consulte o mapa da sua demanda e certifique-se de anexar todos os documentos obrigatórios ao e-mail de solicitação de abertura do processo;
- Em caso de dúvidas sobre a documentação listada no mapeamento, você deve entrar em contato com a Coordenação Técnica do ICS (c.tecnica.ics@ufopa.edu.br) – não com o promotor de Processo Digital.
- Enviar os documentos em PDF;
- NÃO envie arquivos em outros formatos que não seja PDF (não é possível cadastrar imagens ou arquivos doc, docx e odt, por exemplo);
- Cada documento indicado no mapa deve corresponder a um arquivo, ou seja, se o mapeamento especifica 6 documentos, envie para o e-mail protocoloics@ufopa.edu.br 6 arquivos em PDF.
- Sempre identificar o assinante de cada documento anexado ao e-mail para que o servidor que abrirá o processo selecione a pessoa certa;
- A assinatura dos documentos será feita somente após formalização do processo, de forma eletrônica, por meio de confirmação de login e senha no Sipac. Assim, não é necessário imprimir o documento para assinar nem copiar e colar uma assinatura digitalizada.
-
Informe se algum dado torna algum arquivo restrito (informações pessoais como CPF, RG ou endereço, por exemplo).
2. Comissão de Avaliação
3. Legislação e Normativas