Ultima atualização em 14 de Dezembro de 2018 às 19:18
14 de Dezembro de 2018 às 18:48
O "II Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade, sustentabilidade e Desenvolvimento: crítica e atualização do debate na produção do conhecimento na Amazônia" foi promovido pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia – NAEA / UFPA, no período de 5 a 7 dezembro de 2018.
No evento foi discutido, entre outros temas, a questão da produção do conhecimento na Amazônia e teve a participação de diversos profissionais palestrando e participando de mesas redondas.
Em uma dessas mesas foi debatido o tema segurança, defesa, geopolítica e condição fronteiriça, no qual foram apresentados trabalhos sobre a questão da Guiana Francesa, sobre os problemas da Venezuela e a questão da migração de venezuelanos para o Brasil e outros países, além da segurança nas áreas de fronteira do Brasil e da Amazônia e a questão da criminalidade no Pará e em Santarém, sendo esse último tema apresentado pelo diretor do ICS, o professor Jarsen Guimarães.
O professor Jarsen apresentou os avanços nos estudos feitos pelo Observatório Criminal do Tapajós - OBCRIT e terminou a sua apresentação retratando que as pesquisas no OBCRIT ganharam outra dimensão, principalmente com a inclusão de novos pesquisadores, e que os estudos estão sendo ampliados para a área do Desenvolvimento econômico, social, territorial e ambiental da Amazônia. O OBCRIT será uma janela do novo observatório, o ODESTA - Observatório de desenvolvimento econômico, social, territorial e ambiental da Amazônia, finalizou o professor.