UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Sociedade

Buscar somente nesse site.

Criado em 15 de Junho de 2023 às 17:58

OFICINA DE FORMAÇÃO REALIZADA PELO GRUPO DE APOIO À ADOÇÃO TAPAJÓS

15 de Junho de 2023 às 17:58

O Grupo de Apoio à Adoção Tapajós surgiu com o propósito de promover a visibilidade da possibilidade de adoção, visando o bem-estar de crianças e adolescentes, garantindo-lhes o direito à convivência familiar. Temos como objetivo conscientizar a população sobre a adoção legal em Santarém e auxiliar na preparação dos pretendentes à adoção.

Nesse sentido, o grupo conduziu oficinas de formação para os participantes do projeto nos meses de abril e maio, realizadas às terças-feiras, no miniauditório do ICS-campus Tapajós, com início em 11/04 e término em 30/05. Ao todo, foram realizadas seis formações, nas quais foram apresentados slides, experiências e dinâmicas para debater o tema da adoção. Vale ressaltar, que os discentes tiveram o acompanhamento das professoras Dra. Maria Marlene Escher Furtado, Dra. Arlene Naca de Sousa Dias e Dra. Maria da Conceição Soares.

O propósito dessas oficinas foi abordar o objetivo do projeto, destacar a importância do conhecimento sobre adoção, discutir as expectativas e aspectos a serem considerados pelos adotantes, além de informar sobre os procedimentos jurídicos que devem ser realizados e compartilhados com os pais que buscam grupos de apoio à adoção. Ademais, foram debatidos temas como a expectativa da criança ou adolescente, distinção entre a criança idealizada e a real e o processo de luto pela figura do filho idealizado.

Observação: Essas oficinas também tiveram caráter preparatório, pois, a partir de agosto, os participantes do grupo irão realizar rodas de conversas sobre o tema, principalmente direcionadas aos interessados em adoção e aos pais que já passaram pelo processo. Essa rodas de conversas serão realizadas uma vez por mês na Casa da Amizade, com data ainda a ser definida.