UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas

Buscar somente nesse site.

Criado em 23 de Maio de 2023 às 10:27

1º FESTIVAL ÉGUA DO CLIMA

Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, através do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas – ICTA, representado pelo Bacharelado em Gestão Ambiental, na missão de produzir e socializar conhecimentos, contribuindo para a cidadania, inovação e desenvolvimento na Amazônia, em parceria com a Associação de Mulheres Indígenas SURARAS DO TAPAJÓS tem a honra de convidar toda comunidade a fazer parte do 1º FESTIVAL ÉGUA DO CLIMA.

A ideia do 1° Festival ÉGUA DO CLIMA surgiu na UFOPA durante uma aula da turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologias das Águas, BICTA, especificamente na disciplina “Tópicos Especiais em Gestão Ambiental”.

Trata-se de uma atividade de extensão e uma integração entre eventos culturais e acadêmicos voltados para a sociedade para abordar as políticas de enfrentamento às mudanças climáticas na Amazônia a partir da visão de grupos vulneráveis, como comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas. Contará com atividades de mobilização social, educação ambiental, debates e atividade cultural.

Acreditamos que o 1° Festival Égua do Clima é iniciativa inédita na região Oeste do Pará, podendo inclusive trazer impactos na forma de resistência social. O tema das mudanças climáticas ainda precisa ser acumulado pela sociedade para o aprimoramento das políticas de enfrentamento ao aquecimento global, assim como a garantia dos direitos humanos, sociais, econômicos e territoriais, especialmente sobre o papel da Amazônia neste debate.

A Programação Preliminar do Festival está planejada da seguinte forma:

01/06/2023 - AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA DISCENTES DE ENSINO MÉDIO - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS -  (6 HORAS);

05/06/23 - PANFLETAGEM PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPUS UFOPA TAPAJÓS (8 HORAS);

06/06/2023 - PANFLETAGEM PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPUS UFOPA TAPAJÓS (8 HORAS);

07/06/2023
14:30 ÀS 17:30H - DEBATES SOBRE ENFRENTAMENTO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS (3 HORAS) - AUDITÓRIO NTB

18 as 19:30H - MOSTRA DE CINEMA (2 HORAS) - AUDITÓRIO NTB

19:30 AS 21:30 - Atividade cultural – Apresentação do Grupo de Carimbó Suraras do Tapajós e DJ PEDRITA (música e arte sobre mudanças climáticas (3 horas) – MADEIRÃO UFOPA TAPAJÓS.