UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas

Buscar somente nesse site.

Criado em 3 de Maio de 2023 às 15:20

Discentes do ICTA representaram a Ufopa no 8º Congresso sobre diversidade microbiana na Amazônia

Na última semana de Abril nos dias 23 a 27, as discentes do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas estiveram representando a Ufopa no 8º Congresso sobre diversidade microbiana na Amazônia com o tema deste ano “Diversidade Microbiana: Desafios e Oportunidade. O evento foi em Manaus, Amazonas. Esse congresso acontece a cada dois anos e tem como finalidade, estimular a interação entre pesquisadores, estudantes e gestores nas áreas ambientais, de saúde, ciência e tecnologia, promover a difusão de novos conhecimentos e discutir o que há de mais moderno para o desenvolvimento pelo conhecimento científico da Diversidade Microbiana da Amazônia.

O ICTA - UFOPA foi representado pela apresentação de trabalhos de 5 alunas do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas.
Darlene Vitória Silva da Costa - pôster
Identificação e produção enzimática de fungos filamentosos de solo da UFOPA, Santarém, Pará -

Paula Manuele dos Santos Viana - pôster
Análise micológica do licor de taperebá (Spondias mombin L.) -.

Rayane Bonfim Ferreira - pôster
Fungos endofíticos isolados da espécie Eleutherine plicata, Herb. (Iridaceae), com atividade antibacteriana.

Ana Luiza Figueira da Silva - pôster
Obtenção de cultura micelial e atividade biológica de fungos (Basidiomycota) da região de Santarém.

Aline Lima Aguiar – apresentação oral
Atividade enzimática de fungos filamentosos isolados de ambientes aquáticos da região de Santarém.

Na categoria pôster, o ICTA ganhou destaque com o Prêmio de melhor pôster da área Microbiologia Médica e Veterinária apresentado pela discente Rayane Bonfim Ferreira.

Além das alunas vinculadas ao ICTA foi apresentado também na modalidade pôster o Trabalho intitulado: A funga documentada: o Herbário HSTM e a descentralização do conhecimento micológico no Estado do Pará, Brasil, apresentado pelo discente Daniel Marinho Soares com as orientações do Dr. Marcos Dione Ferreira Santana e Eveleise Canto.
Todos os estudantes fazem parte do projeto de pesquisa cadastrado na PROPPIT: Diversidade e avaliação de substâncias bioativas produzidas por fungos decompositores no bioma amazônico desenvolvido no Laboratório de Micologia e Bioensaios, tendo como colaborador o Dr. Marcos Diones Santana. As pesquisas são coordenadas pela professora Dra. Eveleise Samira Martins Canto.