UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas

Buscar somente nesse site.

Criado em 28 de Abril de 2023 às 15:00

Estudantes da Escola Municipal Dra. Maria Amália visitam os laboratórios do ICTA

No dia 17 de Abril, uma turma de estudantes do 6o ano da Escola Municipal Dra. Maria Amália Queiroz de Souza, que desenvolvem um projeto para Feira de Ciências da escola sobre a temática Água, fonte de vida: análise de impactos causados ao Lago do Mapiri, estiveram na Ufopa, visitando alguns dos laboratórios do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas - ICTA distribuídos nos diferentes blocos localizados nos campus Tapajós e Santana. Neste momento foi possível visitar os seguintes Laboratórios: Laboratório de Bacteriologia, coordenado pela prof. Graciene Fernandes; Lab. de Ecologia e Taxonomia de Invertebrados Aquáticos, coordenado pela prof. Sheyla Couceiro; Lab. de Fisiologia Vegetal e Crescimento de Plantas, prof. Túlio Lara; Laboratório de Micologia e Bioensaios, prof. Eveleise Samira, Laboratório de Botânica, Prof. Advânio; Lab. Multiplo para a Produção de Organismos Aquáticos - LAMPOA, prof. Luciano Jansen.
Essa visita é resultado de uma ação denominada Circuito universidade-escola, em parceria entre a direção do ICTA, por meio do Programa ICTA Social e o Projeto de Extensão Coordenador pela profa. Cláudia Castro do Programa de Ciências Exatas, do ICED, intitulado “Formação científica e em tecnologias digitais: ações em colaboração universidade-escola”. Este projeto tem como objetivo desenvolver práticas de formação contínua em torno das temáticas: a) alfabetização em tecnologias digitais, b) Clubes de Ciências e c) Feiras de Ciências escolares. No âmbito do projeto são realizadas atividades de apoio a projetos de Feiras de Ciências escolares e de aproximação universidade-escola.
O Programa ICTA Social está em fase de estruturação e visa, de forma geral, a divulgação dos cursos e potenciais da Unidade ICTA à comunidade Santarena.
É o ICTA/ Ufopa abrindo as portas para a comunidade e as escolas de educação básica.