UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas

Buscar somente nesse site.

Criado em 21 de Março de 2023 às 15:34

Evento do ICTA marca Dia Mundial da Água

O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Ufopa realizará na quarta-feira, 22, um evento com programação alusiva ao Dia Mundial da Água. Com o tema "As ciências e tecnologias para a conservação dos recursos hídricos", o objetivo é conscientizar sobre a relevância da água para a sobrevivência no planeta Terra.

O evento também visa a lembrar a importância do uso sustentável desses recursos e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, com medidas que evitem poluição e contaminação. Na oportunidade serão divulgados os cursos oferecidos pelo ICTA, com exposição de atividades relacionadas a cada curso. A ação conta com envolvimento de discentes, docentes e servidores técnicos das unidades acadêmicas.

Programação:

• Abertura do evento - 17h

• Exposições dos cursos do ICTA/Ufopa: Bacharelado em Ciência e Tecnologia das Águas, Bacharelado em Gestão Ambiental, Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental, Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Engenharia de Pesca e Empresa Júnior - 17h às 22h

• Palestra 1: "Qualidade da água e realidade socioambiental da Amazônia", com o professor José Reinaldo Peleja - 19h30

• Palestra 2: "Saneamento e doenças de veiculação hídrica em um contexto amazônico", com a professora Jaqueline Portal - 20h10

• Encerramento - 21h30.

Histórico – O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. A data foi sugerida em 1992 durante Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e passou a ser celebrada a partir do ano seguinte, 1993. A cada ano um novo tema é escolhido, sendo o tema de 2023: “Acelerando mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”.