Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de engenharia e geociências

Buscar somente nesse site.

Criado em 19 de Novembro de 2024 às 10:00

Docente do IEG dá palestra sobre inteligência artifical em evento binacional Brasil e Alemanha


Professor Fábio Lobato falou sobre a inteligência artificial como suporte para um futuro sustentável

O professor Fábio Lobato, do IEG/UFOPA participou, recentemente, do Brazilian-German Frontiers of Science and Technology (BRAGFOST), realizado no período de 7 a 10 de novembro, na cidade de Piracicaba, em São Paulo. Ele atendeu convite da co-chair brasileira, professora Mariza Ferro, da Universidade Federal Fluminense, para participar e compartilhar um pouco do seu trabalho desenvolvido junto ao Grupo de Trabalho em Economia Digital do G20. Na ocasião, ele fez uma exposição com o título: "Artificial intelligence for a sustainable future: Trends and challenges in the public services". 

/media/file/site/ieg/imagens/2024/9a335dab042c1ef65a7c79d29016b824.jpg
Professosr Fábio Lobato (o primeiro à esquerda), com os membros da sessão de Inteligência Artificial do BRAGFOST

O Brazilian-German Frontiers of Science and Technology (BRAGFOST) é um evento interdisciplinar e binacional que ocorre de forma alternada no Brasil e na Alemanha, com a participação de 60 jovens pesquisadores e pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento. O simpósio é fomentado pela Fundação Humbolt pelo lado da Alemanha e pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - pelo lado Brasileiro, com o objetivo de desenvolver e nutrir novas fronteiras de pesquisa e aprofundar o conhecimento internacional e interdisciplinar.

Este ano, o tema do BRAGFOST foi “Entrando em um futuro sustentável” e teve quatro eixos de debates: 1- Inteligência artificial como suporte para um futuro sustentável; 2 - Nosso futuro com plástico sustentável; 3 - Produção e uso de têxteis sustentáveis; 4 - As futuras fontes de proteína para nosso suprimento de alimentos humanos.

Cada eixo tinha dois co-chairs e quatro palestrantes principais. Além das atividades pré-evento (selecionar palestrantes, organizar temáticas, etc), os co-chairs eram responsáveis por apresentar as palestras e conduzir as discussões.

Já os palestrantes tinham até 15 minutos para apresentações, seguido de 20 minutos de discussões – dinâmica bastante diferente dos outros eventos, o que possibilitava uma intensa troca multidisciplinar. Os demais participantes apresentavam flash-talks de 2 minutos, instigando os colegas a irem para os pôsteres. Após o evento, os participantes são encorajados a pensar em soluções para as outras áreas.

/media/file/site/ieg/imagens/2024/f730e0fd07a94cb6fc7af3f4c9022251.jpg
Registro de pesquisadores, organizadores e voluntários do evento, reunindo brasileiros e alemães

Para o professor Fábio Lobato, essa ação é estratégica para ampliar a internacionalização da Ufopa. “Eventos como esse auxiliam na pavimentação de novos acordos de cooperação e também possibilitam no fortalecimento das já existentes como o acordo assinado em 2023 com a Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo”, destacou.

Mais informações sobre o GRAGFOST deste ano, você encontra clicando neste link