Criado em 23 de Maio de 2023 às 17:14
O estudo é parte do Trabalho de Conclusão de Curso do discente Yure dos Santos da Costa, que é concluinte do curso de Bacharelado em Geofísica da Universidade Federal do Oeste do Pará. A orla de Santarém, construída em frente ao rio Tapajós, é um marco importante para o desenvolvimento urbano e turístico da cidade.
Com aproximadamente 3,8 km de extensão, oferece uma vista panorâmica do rio e acesso direto à água, proporcionando um espaço público de convivência e lazer. No entanto, em alguns locais, ao longo da extensão da orla, aparecem discretos afundamentos no pavimento, indicando alguma anomalia em subsuperfície.
Esse fato gerou interesse de estudo por parte do curso de Geofísica, que, utilizando o Radar de Solo (mais conhecido como GPR), tenta identificar as possíveis causas do afundamento, que podem ser atribuídas à má compactação do solo ou à usência de solo abaixo do pavimento.
O estudo em andamento tenta identificar as possíveis causas do que foi observado no local, a partir dos dados coletados pelo GPR. A pesquisa é orientada pelos professores Zoraida Tejada e Anderson Piedade.
O levantamento faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso do formando Yure Costa (de camisa branca).
Na última atividade, ele recebeu orientação do professor Anderson Piedade
Crédito das fotos: Divulgação curso Geociências/IEG