Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de engenharia e geociências

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 13 de Novembro de 2024 às 19:25

Professor do IEG que mais diplomou doutores na Ufopa recebe homenagem


Ele orientou e co-orientou 15 mestrados e 4 doutorados na Europa (Portugal e França), e 12 doutorados no Brasil.

O professor Dr. Celson Lima, lotado no IEG, foi um dos homenageados durante a cerimônia em comemoração aos 15 anos da Ufopa, realizada na segunda-feira, 11 de novembro, no auditório Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa. Ele recebeu a comenda por ter sido o orientador de teses que mais diplomou doutores durante os 15 anos de existência da Ufopa.

/media/file/site/ieg/imagens/2024/95284b69dd7cc5651259a4e1f63901d7.jpg
Professor Celson recebeu a comenda das mãos da reitora Aldenize Xavier e da vice-reitora, Solange Ximenes

Ele orientou e co-orientou 15 mestrados e 4 doutorados na Europa (Portugal e França), e 12 doutorados no Brasil. 

Conheça um pouco da história profissional do professor Celson

/media/file/site/ieg/imagens/2024/a63607d1c586bd7ba20c3fb7d641cd99.JPG
Professor Dr. Celson Lima

Celson Pantoja Lima, santareno com 22 anos de experiência internacional no seu percurso acadêmico, profissional e artístico, tendo vivido 2 anos nos Estados Unidos, 8 anos na França, 11 anos em Portugal e 1 ano na Colômbia, num processo que incluiu mestrado, doutorado, pós-doutorado, docência e atividades de pesquisa. Desde o dia 03 de maio de 2019, ocupa como poeta a cadeira 12 da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS).

Atualmente é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora 2 (CNPq), professor associado do Programa de Computação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no Instituto de Engenharia e Geociências (IEG); coordenador adjunto do Programa de Doutorado Sociedade Natureza e Desenvolvimento, da mesma instituição; diretor da Agência de Inovação Tecnológica da Ufopa e coordenador do Tapajós Open Innovation Lab para prototipagem rápida de uso geral e também específica para produtos florestais.

Como professor visitante, participou do Grupo Industrial Performance Center (IPC) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Cambridge, Estados Unidos, de janeiro de 2014 a dezembro de 2015, atuando essencialmente num projeto da Confederação Nacional da Indústria, liderado pelo Senai, focado em inovação para a indústria brasileira.

É pós-doutorado desenvolvido no Centre Scientifique et Technique Du Batiment, CSTB, Sophia Antipolis, França (2002), atuando na área de Gestão do Conhecimento. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986); mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pela Universidade Nova de Lisboa (2001).

De junho de 2012 a novembro de 2013 ocupou o cargo de diretor do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa. De maio de 2016 a maio de 2018 foi coordenador do Programa de Doutoramento da Ufopa, intitulado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND).

De 2018 a 2022 foi colaborador do Senai de Santa Catarina, onde atuou no desenvolvimento de programas inovadores de engenharia e, como gerente executivo da Rede de Ensino Superior Senai/SC, foi diretor das 5 Faculdades de Tecnologia da instituição. 

/media/file/site/ieg/imagens/2024/520a59805beb52aadd75fad2effb4f0c.jpg
Professor Celson Lima em suas atividades docentes

Seus temas atuais de pesquisa, os quais albergam teses e dissertações, são Inovação Educacional (modelos, conceitos e artefatos), Sistemas de Inovação, Gestão do Conhecimento.

É professor dos programas de pós graduação PPGSND (Doutoramento em Sociedade Natureza e Desenvolvimento) e Profnit (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação), ambos na Ufopa.

Publicou mais de 160 artigos completos (periódicos, capítulos de livro e conferências internacionais), tem mais de 2.300 citações no Google Scholar, orientou e co-orientou 15 mestrados e 4 doutorados na Europa (Portugal e França), e 12 doutorados no Brasil. Participou ativamente em projetos europeus de pesquisa no período de outubro de 1992 até fevereiro de 2011, tendo sido membro de comitês científicos de inúmeras conferências internacionais e revisor de revistas científicas.

Em 2009 foi campeão português da competição Imagine CUP (patrocinada pela Microsoft), categoria de software design, como mentor da equipe do Departamento de Engenharia Electrotécnica da Universidade Nova de Lisboa, e representou aquele país na final mundial da competição, no Cairo. 

Outras homenagens - Durante a cerimônia de comemoração, também receberam plaquetas em reconhecimento ao desempenho do papel de orientar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Mestrados e Doutorados, a Profª Drª Ednéa do Nascimento Carvalho, que nos últimos anos, mais orientou TCC e a Profª Drª Tânia Suely Azevedo Brasileiro como a docente com mais orientação de Mestrado. 

Mais informações sobre o evento de aniversário da Ufopa, você acompanha no site oficial da universidade, acessando este link 

José Ibanês/IEG-Ufopa

13/11/2024