Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de engenharia e geociências

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 20 de Fevereiro de 2025 às 11:24

Professora do IEG da Ufopa é nomeada para comissão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação


Ana Carla Gomes, do curso de Ciências Atmosféricas, assume papel estratégico em comissão de meteorologia, climatologia e hidrologia

A professora Ana Carla dos Santos Gomes, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), foi nomeada como representante do Ministério da Educação (MEC) na Comissão de Coordenação das Atividades de Meteorologia, Climatologia e Hidrologia (CMCH) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A nomeação foi formalizada por meio de uma portaria assinada pela ministra Luciana Santos, e publicada no dia 13 de fevereiro.

A CMCH, composta por membros de diversos ministérios, empresas do setor e entidades como o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), tem como objetivo coordenar e aprimorar as atividades relacionadas à meteorologia, climatologia e hidrologia no Brasil. O suplente de Ana Carla é Marcelo Félix Alonso, diretor da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Para o coordenador do curso de Ciências Atmosféricas da Ufopa, Wilderclay Machado, a participação de Ana Carla na comissão representa um avanço significativo tanto para o curso quanto para a universidade. "A presença da professora Ana Carla nessa comissão coloca a Ufopa no centro das discussões sobre meteorologia e climatologia no Brasil, ampliando a visibilidade de nossa instituição e criando novas oportunidades acadêmicas e profissionais".

Leia a matéria completa no site da Ufopa

/media/file/site/ieg/imagens/2024/d4c47a0378842ef2cec8465e85277e09.jpeg
Professora Ana Carla é destaque em vários eventos ligados ao meio ambiente
/media/file/site/ieg/imagens/2024/e8775c6f2247375c175bf4c0d7dede03_fNteqiV.jpeg
Professora Ana Carla desenvolve projetos de monitoramento do clima, reconhecidos nacionalmente
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.