Ultima atualização em 5 de Janeiro de 2024 às 17:08
O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) visa a execução de dois planos de trabalho, que envolverão o desenvolvimento de estruturas e ferramentas inteligentes multifuncionais para aplicações em aeronáutica.
Em reunião realizada em novembro de 2023, o Programa de Ciência e Tecnologia do IEG estabeleceu mais um acordo de cooperação internacional, desta vez com a Universidade de Aveiro (UA), em Portugal, na área de tecnologias aeroespaciais.
Estiveram presentes ao encontro, os coordenadores dos cursos de Engenharia Física e Engenharia Mecânica da Ufopa, juntamente com os professores Carlos Marques (https://www.linkedin.com/in/carlos-marques-a2919289/), Rute André (https://www.ua.pt/pt/p/10315402) e Carlos Brites (https://www.ua.pt/pt/p/80341533), do Departamento de Física e do Instituto de Materiais de Aveiro (CICECO) ligado à universidade portuguesa.
A cooperação visa a execução de dois planos de trabalho, que envolverão o desenvolvimento de estruturas e ferramentas inteligentes multifuncionais para aplicações em aeronáutica via manufatura aditiva, por meio da integração de sensores em fibras ópticas em compósitos para medição contínua e distribuída de parâmetros como temperatura, deformação (incluindo dilatação térmica) e vibrações.
O desenvolvimento dos planos de trabalho iniciará em setembro de 2024, com a ida de dois discentes do Programa de Ciência e Tecnologia (PCT) do IEG a Portugal, para um estágio de seis meses, o que contará também como crédito para as disciplinas do curso.
O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Universidade de Aveiro (PT) é capitaneado pelo professor Rosinei Oliveira, do Programa de Computação do IEG, e está em fase de elaboração. Após assinatura, o ACT ampliará as possibilidades de cooperação, que além do intercâmbio estudantil entre as instituições, permitirá a realização de estágios internacionais e execução de projetos de pesquisa em conjunto pelas duas instituições.
O Instituto de Materiais de Aveiro (https://www.ciceco.ua.pt/) é atualmente a maior instituição portuguesa na área da ciência e engenharia dos materiais, com um quadro de quase 500 pesquisadores dos Departamentos de Química, Física, Engenharia de Materiais e Cerâmica, juntamente com a Escola de Design, Gestão e Tecnologias de Produção de Aveiro – Norte da Universidade de Aveiro.
Foto: LPDRONE 4K (reproduzida na revista Litoral Magazine, de Aveiro/Portugal)