Ultima atualização em 10 de Agosto de 2023 às 17:57
O evento ocorreu, esta semana, no auditório Tapajós, quando os calouros de 2023.1 foram recepcionados por diretores, docentes e servidores do instituto, e conheceram a estrutura do IEG e seu pessoal. A presença de equipes técnicas de outros setores, foi um diferencial importante para ampliar os horizontes da atuação do IEG na Ufopa.
O Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) realizou, nos dias 08 e 09 de agosto de 2023, sua Semana Acadêmica. O evento ocorreu no auditório Tapajós, quando os calouros de 2023.1 foram recepcionados por diretores, docentes e servidores do instituto, e conheceram a estrutura do IEG e seu pessoal. O diretor Abrahan Lincoln fez a apresentação dos programas, dos cursos e seus professores, da direção, secretaria e das subunidades CAD (Coordenadoria Administrativa), CAC (Coordenadoria Acadêmica) e CAT (Coordenadoria Técnica). Logo depois, a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abraão Moura, convidada especial, teve um diálogo aberto com os presentes, respondendo perguntas sobre diversos temas levantados por professores e servidores.
Pela parte da tarde e no segundo dia (09/08), a programação esteve voltada para mostrar um panorama atual do instituto, com a presença de docentes, técnicos e convidados. Ao avaliar os primeiros sete meses da atual gestão, o diretor destacou conquistas importantes para o IEG, tais como a definição de recursos do orçamento para aulas de campo, apoio financeiro a discentes interessados em ampliar seus conhecimentos participando de eventos nacionais, assim como os esforços para colocar no ar o site do instituto.
Sobre o desafios, Lincoln ressaltou a necessidade de gerir o instituto pelos números e não pelo sentimento, ou seja, “precisamos melhorar os indicadores do instituto, pois eles influem diretamente no nosso orçamento. Precisamos aumentar a nota dos nossos cursos junto ao MEC por meio de estratégias envolvendo toda a família IEG, melhorar a infraestrutura, com mais professores e mais técnicos, assim como melhorar a acessibilidade dentro do IEG e dar mais apoio aos alunos indígenas”, disse.
Ele pediu o engajamento dos docentes nas atividades comuns do instituto e apontou a aprovação do Regimento do IEG, o planejamento anual, o dimensionamento das atividades e das equipes, assim como a elaboração do PDU como as principais atividades furturas que serão incentivadas.
A presença de equipes técnicas de outros setores, convidadas para o evento, foi um diferencial importante para ampliar os horizontes sobre a atuação do IEG no contexto das Engenharias e das Geociências dentro da Ufopa. Houve exposições das equipes da PROEN, PROPIT, AIT e EMBRAPII.
Texto: José Ibanês
Fotos: José Ibanês e José Carlos