Ultima atualização em 24 de Maio de 2023 às 16:54
Você já se perguntou como é possível prever o tempo e o clima? Ou como os fenômenos atmosféricos afetam a nossa vida e o meio ambiente? Como se formam as nuvens, os ventos e as chuvas? Se você tem curiosidade sobre essas questões, talvez você se interesse pelo curso de Ciências Atmosféricas, uma área da ciência que estuda a atmosfera terrestre e suas interações com o solo, a água, a biosfera e o espaço.
O curso Ciências Atmosféricas é uma graduação do ensino superior que forma profissionais com a qualificação necessária para atuar com a coleta e análise de dados atmosféricos e seus fenômenos para aplicá-los nos diversos campos da ciência, de acordo com as demandas da sociedade. O curso abrange disciplinas como física, matemática, química, computação, estatística, climatologia, meteorologia sinótica, dinâmica atmosférica, sensoriamento remoto, poluição atmosférica, mudanças climáticas, entre outras.
Os objetivos do curso são formar profissionais capazes de compreender os processos físicos e químicos que ocorrem na atmosfera, desenvolver modelos matemáticos e computacionais para simular e prever o tempo e o clima, realizar observações e medições de variáveis atmosféricas, interpretar e comunicar informações meteorológicas e climáticas para diferentes públicos e setores, além de contribuir para o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área.
As aplicações práticas do curso são diversas e importantes para a sociedade. Os profissionais formados em Ciências Atmosféricas podem atuar em áreas como previsão de tempo e clima, monitoramento ambiental, gestão de recursos hídricos, agricultura, energia, transportes, saúde pública, defesa civil, educação, pesquisa e desenvolvimento. Além disso, podem trabalhar em instituições públicas ou privadas, como universidades, centros de pesquisa, órgãos governamentais, empresas de consultoria, mídia, entre outras.