UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 14 de Dezembro de 2023 às 12:53

Alunos do BICA 2021 e do PPGSAQ desenvolvem projeto na E. M. E. Infantil e Ensino Fundamental I Sofia Imbiriba

Com o sugestivo título “Educação Ambiental: plantando e cuidando de um futuro sustentável”, a turma do 5º semestre do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientas (BICA), do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural desenvolveu um projeto vinculado à disciplina Práticas Extensionistas.

14 de Dezembro de 2023 às 12:40

O projeto foi desenvolvido durante quatro meses junto à Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I Sofia Imbiriba. Ele foi coordenado pelo Professor Itamar Rodrigues Paulino e a discente Yanna Canto, que fez seu estágio de docência, além dos mestrandos Giovanna Pimentel, Weliton lima, Alexandre Godinho, Luciana Figueira e Jônatas Almeida, todos do PPGSAQ. O projeto faz parte do processo de curricularização da extensão no BICA, e tem por finalidade contribuir na formação dos alunos da escola Imbiriba com conhecimentos, vivências e experiências ocorridas adquiridas na formação dos pós-graduandos participantes.

A ação ocorreu pelas mãos dos discentes do 5º semestre do BICA, ajudados e orientados pelos mestrandos do PPGSAQ. A série de ações extensionistas visaram desenvolver nos estudantes dos anos iniciais da escola de Ensino fundamental Sophia Imbiriba o hábito de valorizar o meio ambiente, ajudando-os a se identificarem como parte integrante da natureza amazônica e a se formarem como agentes ambientais mirins.

O projeto recebeu apoio da Secretaria Municipal de Educação de Santarém; de pessoas e empresas da sociedade civil e da própria direção da escola, na pessoa de seu diretor, o Professor Vagner Fernando Castro de Sousa, que contribuiu administrativo e pedagogicamente para que o projeto ocorresse com sucesso. Esse êxito alcançado demonstra que tanto professores a alunos da escola quanto os discentes do BICA e PPGSAQ, contribuíram para que a missão da escola não fosse esquecida, a de oferecer ensino de qualidade, garantindo o com sucesso do educando na Escola, oportunizando a apropriação dos saberes científico e culturais, proporcionando uma atuação na sociedade de maneira criadora e transformadora mediada pelos princípios de valorização do ser humano e da diversidade social.

Os discentes do Bica e do PPGSAQ desenvolveram atividades extensionistas que ajudaram os alunos da escola no fortalecimento de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e a promoção da qualidade de vida sustentável.

Os discentes da Ufopa também promoveram durante o projeto uma espécie de cursinho preparatório para agentes ambientais mirins, além de ajudá-los junto com seus professores a cultivar o hábito da alimentação saudável e segura por meio do cultivo de plantas hortaliças. Essas ações são estimulantes para os alunos da Escola Prof. Sofia Imbiriba no sentido de incentivá-los a melhorar sua qualidade de vida e saúde. Além disso, os alunos da Escola Sofia Imbiriba foram incentivados por meio de oficinas a manterem o hábito do cuidado com animais da fauna amazônica, no seu habitat natural e/ou doméstico, cuidando da preservação de espécies da fauna amazônica.

O projeto foi focado em duas ações âncoras. A primeira foi de ensino, plantio, cuidado, colheita, consumo alimentar, A segunda, direcionada para o cuidado e saúde animal. Essas ações estão fundadas nos objetivos do desenvolvimento sustentável 2030, entre elas, o ODS 01 [erradicação da pobreza], ODS 02 [fome zero e agricultura sustentável]; ODS 3 [saúde e bem-estar]; ODS 4 [educação de qualidade]; ODS 11 [cidades e comunidades sustentáveis]; ODS 12 [consumo e produção responsáveis]; ODS 13 [ação contra a mudança global do clima]; ODS 14 [vida na água]; ODS 15 [vida terrestre].

Na prática, o projeto ocorreu por meio da realização de oficinas de orientação de plantio de hortaliças, acompanhamento do cultivo e colheita com alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Também foram realizadas oficinas de cuidado e saúde animal, com a escrita e o acompanhamento do Diário do animal, feito pelos alunos da escola.

O final da ação para o ano de 2023 ocorreu no último dia 07 de dezembro, com a realização de uma Gincana criativa e educativa na escola, com a entrega de premiações aos vencedores da gincana e a entrega de certificados para os agentes ambientais mirins.

Arquivo do BICA