Ultima atualização em 15 de Março de 2024 às 12:10
31 de Agosto de 2023 às 16:25
DISCENTE, TUDO QUE VOCÊ PRECISA ESTÁ AQUI:
Manual do Calouro 2023 (Versão em PDF)
Manual do Calouro 2023 (Versão em Libras)
Manual do Calouro 2023 (audiodescrição)
Caso queira de aprofundar mais, acesse o Guia de Direitos e Garantias AQUI.
Acesse nossos e-mails e telefones AQUI.
CALENDÁRIO ACADÊMICO
Destaques do Calendário Acadêmico para o período letivo 2023.2:
AÇÕES/PROCEDIMENTOS | PERÍODO 2023.2 | PERÍODO 2024.1 |
---|---|---|
Período de aulas | 15/01/2024 a 21/05/2024 | 17/06/2024 a 19/10/2024 |
Solicitação de matrícula, pelo discente, via SIGAA | 02/01/2024 a 09/01/2024 | 27/05/2024 a 02/06/2024 |
Destrancamento de curso, pela DRA, automático | 02/01/2024 | 27/05/2024 |
Solicitação de tutoria, pelo discente, via SIGAA | 02/01/2024 a 22/01/2024 | 27/05/2024 a 16/6/2024 |
Solicitação de trancamento de componente curricular, pelo discente, via SIGAA | 22/01/2024 a 16/02/2024 | 25/06/2024 a 14/07/2024 |
Solicitação de Trancamento de curso, pelo discente, via SIGAA | 02/01/2024 a 15/03/2024 | 27/05/2024 a 04/08/2024 |
Solicitação de Aproveitamento de Estudos, pelo discente, via Requerimento | 15/01/2023 a 11/03/2024 | 17/06/2024 a 10/09/2024 |
Consulte o Calendário Acadêmico completo AQUI.
O Regimento de Graduação da Ufopa contém as regras e diretrizes que regem a sua graduação. Ao conhecer e entender essas regras, você poderá se planejar melhor, evitando surpresas e problemas ao longo do percurso acadêmico. Consulte esse documento AQUI.
Para ajudar os calouros na adaptação ao ambiente universitário, a Ufopa também produziu o Manual do Calouro 2023. Consulte esse documento AQUI.
MANUAIS DO SISTEMA INTEGRADO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC)
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) fornece um roteiro claro para seu desenolvimento acadêmico, abrangendo tópicos essenciais, como o perfil profissional do egresso, ementário, bibliografias, regulamentos sobre estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além das Atividades Curriculares Complementares (ACCs). Além disso, o PPC traz a descrição de infraestrutura disponível para cada curso, as políticas institucionais e muito mais.
Consulte o documento AQUI ou acesse a página pública do curso.
SALAS DE AULA
As salas de aula do Instituto de Saúde Coletiva no campus de Santarém estão localizadas no BSE (Prédio Laranja) e no NSA (Prédio Branco) da Unidade Tapajós.
Consulte a sala de aula correspondente para cada componente curricular que estiver matriculado no SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas.
BIBLIOTECA VIRTUAL
A Ufopa dipõe de biblioteca virtual, que pode ser acessada por todos os discentes por meio das credenciais dos sistemas Sig. Acesse a biblioteca AQUI.
ATENDIMENTO AO ALUNO
Coordenação Acadêmica do ISCO:
BOLSAS, AUXÍLIOS E ESTÁGIO REMUNERADO NÃO OBRIGATÓRIO
A concessão de bolsas, auxílios estudantis e estágio remunerado não obrigatório é normatizada por Editais:
AÇÕES E SERVIÇOS OFERTADOS PELA PROGES
ORIENTAÇÕES E SERVIÇOS OFERTADOS PELA PROEN
ASSESSORIA DE RELAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS (ARNI)
ASSINATURA ELETRÔNICA DO GOV.BR
A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.
Acesse o link para saber como gerar sua assinatura eletrônica AQUI.
EVENTOS
COORDENAÇÕES DE CURSO
LOCALIZAÇÃO
SETOR |
SALA |
BLOCO |
UNIDADE |
Miniauditório Alter do Chão |
212 |
BMT1 |
Tapajós |
Coordenação Acadêmica / Secreteria de Pós-Graduação |
214 |
BMT1 |
Tapajós |
Direção / Coordenação Administrativa / Secretaria Executiva |
216 |
BMT1 |
Tapajós |
Sala dos Professores |
225 |
BMT1 |
Tapajós |
Coordenação Técnica |
226 |
BMT1 |
Tapajós |
Coordenações de Curso |
227 |
BMT1 |
Tapajós |
Sala de aula |
109 |
BSE
|
Tapajós |
Sala de aula |
110 |
BSE |
Tapajós |
Sala de aula |
103 |
NSA |
Tapajós |
Sala de aula |
104 |
NSA |
Tapajós |
Há duas opções para consultar os componentes curriculares ofertados:
Os horários das turmas são representados por códigos que informam, nessa ordem, os dias da semana, turno e horários:
Dessa forma, temos, por exemplo, 56M2345, em que:
Essa disciplina seria ofertada, então, às quintas e sextas-feiras pela manhã, no horário das 8h50 às 12h25.
MATRÍCULA EM DISCIPLINAS
Período: 02/01/2024 a 09/01/2024
Procedimento: Acesse AQUI o tutorial para realizar matrícula no SIGAA.
A matrícula dos alunos ingressantes será realizada pela Unidade, no SIGAA, no período de 02/01/2024 a 09/01/2024.
MATRÍCULA EM ATIVIDADES COMPLEMENTARES, TCC E ESTÁGIO
Procedimento: A matrícula em atividade complementar ou em atividade de orientação individual (TCC e estágio) é de competência da coordenação do curso e feita de forma individual para cada discente (art. 273 do Regimento de Graduação da UFOPA). Solicite a orientação do seu curso por e-mail:
ENTREGA DE TCC EM FORMATO DIGITAL
Prazo: Até 10 (dez) dias após a defesa (art. 114 do Regimento de Graduação da UFOPA).
ESTRUTURA CURRICULAR
Consulte a estrutura curricular do curso para verificar qual o perído ideal para cursar cada componente curricular:
Se houver mais de uma estrutura curricular vinculada ao curso, consulte no seu histórico o código correspondente ao seu currículo.
FORMULÁRIOS E REQUERIMENTOS
Requerimento Acadêmico Geral (Baixe aqui)
INTERCAMPUS
A Ufopa dispõe de transporte de entre os campus Rondon e Tapajós, em Santarém. Acesse o itinerário aqui.
ACHADOS E PERDIDOS
Encontrou algum material nas dependencias da Universidade? Entregue para o vigilante ou agente de portaria mais próximo ou na Coordenação de Segurança Patrimonial, localizado na sala 6, bloco 3 da Unidade Tapajós.
Perdeu algum material? Procure a Coordenação Patrimonial portando documento com foto para que seja efetuada a devolução do material.
Para mais informações, entre em contato com a Coordenação de Segurança Patrimonial pelo telefone (93) 2101-4956 ou e-mail csp@ufopa.edu.br.