Ultima atualização em 6 de Dezembro de 2023 às 15:55
A Farmácia Universitária da Universidade Federal do Oeste do Pará (FarmaUfopa) inaugurada em 02 de julho de 2021, é uma subunidade vinculada ao Instituto de Saúde Coletiva, o ISCO, e constitui-se de um laboratório didático-especializado em ensino, pesquisa e extensão visando a formação farmacêutica, e é integrado ao Projeto Pedagógico do curso de Farmácia deste Instituto, no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação. A unidade fica localizado no Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), situado na Unidade Tapajós da Ufopa em Santarém, e tem capacidade para acomodar no máximo 30 pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança.
O laboratório dispõe de estrutura moderna, que possibilita a qualificação de farmacêuticos quanto às práticas de manipulação de formas farmacêuticas e correlatos, sob a luz das boas práticas de fabricação, à prestação de serviços farmacêuticos e à dispensação adequada de produtos manipulados e industrializados, de modo a contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde da saúde e prevenção de doenças.
A unidade, sendo a única Farmácia Viva da região oeste do estado do Pará, contribui ainda para promover o uso racional de medicamentos e a otimização da farmacoterapia.
Foto 01 #ParaTodosVerem: A foto mostra dois acadêmicos de farmácia vestidos de jaleco branco, com máscaras e toucas apoiados num balcão manipulando substâncias.
Foto 02 #ParaTodosVerem: A foto mostra cinco acadêmicos de farmácia em pé, no canto de um balcão, devidamente vestidos com seus jalecos e também com os equipamentos de segurança, máscaras e toucas. Dois desses farmacêuticos estão segurando um recipiente que contém gomas orais de cor vermelho.
Foto 03 #ParaTodosVerem: A imagem mostra uma placa fixada na parede contendo a logo da Ufopa, juntamente com a logo da Farmácia Universitária. Acima dessas duas logos há a palavra "FarmaUfopa" escrito em destaque.
Foto 04 #ParaTodosVerem: A imagem traz novamente outros cinco acadêmicos de farmácia em pé, apoiados em um balcão. Eles também usam jalecos, toucas e máscaras de proteção. Pelos olhos destes profissionais, percebe-se que eles estão sorrindo. Na mão de uma das profissionais há um recipiente com gomas orais. No balcão há um outro recipiente em formato de cilindro contendo álcool em gel.