Ultima atualização em 13 de Setembro de 2024 às 15:44
Os alunos do 8º semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Campus de Itaituba, participaram, nesta terça-feira, 12 de setembro, de uma visita técnica à empresa COMINA, localizada na BR-163, em Belterra. A COMINA é uma indústria especializada na extração e beneficiamento de minério de calcário.
Acompanhados pelo professor Andrews Malone, responsável pela disciplina de Projeto de Rodovias e Ferrovias, os acadêmicos foram recebidos pelo responsável técnico da empresa, senhor Gedeâo, que conduziu os alunos pelas instalações, proporcionando uma visão prática das operações.
De acordo com o professor Andrews, a visita foi uma oportunidade de estreitar a relação entre o conhecimento acadêmico e a prática profissional, preparando os futuros engenheiros para os desafios do mercado. “Essa experiência permite que os alunos vivenciem a realidade de uma grande indústria, entendendo os desafios e a dinâmica de funcionamento do setor”, ressaltou.
O foco da visita foi a produção de brita e agregados, materiais essenciais para a engenharia civil, especialmente em projetos de pavimentação e ferrovias. A experiência prática do processo produtivo desses materiais é de grande relevância para os estudantes.
O professor Me. Jonas Leite, coordenador do curso de Engenharia Civil e diretor do Campus de Itaituba, destacou a importância das visitas técnicas para a formação dos alunos. “Essas atividades são fundamentais para conectar teoria e prática, além de despertar o interesse por áreas específicas e incentivar o empreendedorismo. Elas também proporcionam uma visão mais clara sobre os futuros campos de atuação dos engenheiros”, afirmou.