Ultima atualização em 23 de Maio de 2024 às 22:42
O movimento Maio Amarelo foi criado em 2014 a fim de alertar a população sobre o alto índice de acidentes, muitos fatais, que ocorrem em nosso trânsito. A ação engloba o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil, com intuito de discutir e elaborar estratégias para um trânsito mais harmônico.
Desta iniciativa surgiu a parceria entre a Ufopa Campus Juruti (Cjur) e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Um teatro de fantoches foi realizado por discentes de Engenharia de Minas; Engenharia Civil e Agronomia, nomeado “Amigos do Trânsito”, com apresentações em escolas do Município com o intuito de conscientizar as crianças sobre a segurança no trânsito. Com bonecos carismáticos, o teatro abordou de forma lúdica e educativa diversas situações do cotidiano do trânsito, como travessia segura na faixa de pedestre, respeito aos semáforos e condução segura de carros e motos.
Essa ação em conjunta gerou um impacto positivo na comunidade externa, promovendo a conscientização das crianças de maneira eficaz, e a prevenção de acidentes no trânsito.
O evento culminou com uma Blitz educativa, realizada na PA-257, na manhã do último sábado, 18. Na Blitz os estudantes distribuíram panfletos e adesivos alusivos ao Maio Amarelo.
Por Rafael Duarte e Renata Azevedo