Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 3 de Janeiro de 2025 às 11:59

Ciência no interior da Amazônia: egressa do Campus de Monte Alegre publica seu TCC em revista científica internacional de alto impacto


A egressa Elciane Araújo de Freitas, formada em Engenharia de Aquicultura na Ufopa, campus de Monte Alegre, teve um artigo decorrente de seu Trabalho de Conclusão de Curso publicado no periódico PLoS ONE.

O artigo científico, intitulado “Integrative use of DNA barcode and morphology reveal high level of diversity in the ornamental fish on the lower Amazon basin”, trata da notável diversidade de peixes ornamentais ocorrentes em dois igarapés e um lago de Monte Alegre, especificamente o Igarapé de Paracari, o Igarapé do Açu da Fazenda e o Lago do Pitiú.


    Peixes ornamentais coletados durante o estudo.

 

O trabalho representa uma contribuição importante para o conhecimento da ictioufauna da região, considerada uma área rica, no entanto, ainda pouco estudada. O trabalho reporta o registro de uma espécie no baixo Amazonas pela primeira vez, além de terem sido encontradas evidências da existência de pelo menos quatro espécies não formalmente descritas. Além disso, a maioria dos peixes ocorre em apenas um dos pontos estudados, demonstrando que as diferentes paisagens encontradas nos ambientes amostrados – um igarapé sem corredeiras, um igarapé com fortes corredeiras e um lago de várzea –, influenciam fortemente a distribuição das espécies nesses locais.

     Mapa e imagens dos pontos amostrados para o desenvolvimento do trabalho.

 

     Imagens da equipe do projeto realizando a coleta dos peixes ornamentais

 

O TCC da Bacharela em Engenharia de Aquicultura Elciane, foi realizado a partir de seu plano de trabalho de Iniciação Científica, para o qual contou com uma bolsa financiada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O TCC e o plano de trabalho IC estiveram vinculados ao projeto “Levantamento ictiofaunístico de igarapés no município de Monte Alegre, Baixo Amazonas, Pará”, coordenado pela professa Ivana Veneza, que atuou como orientadora da egressa.

O projeto não possuía recursos para financiamento das expedições de coleta e para o trabalho laboratorial, no entanto, para as amostragens o Campus de Monte Alegre apoiou através da cessão do veículo institucional. Para a realização das coletas, uma rede de colaboração com servidores, terceirizados e alunos do campus foi fundamental para tornar possível a realização do trabalho que culminou com o artigo científico. Para a parte laboratorial, a parceria com a Universidade Federal do Pará, através do LAGA - Laboratório de Genética Aplicada (Instituto de Estudos Costeiros/Campus de Bragança), foi providencial. Através dessa parceria de pesquisa, a egressa Elciane pôde realizar os procedimentos genéticos no LAGA, o que viabilizou a identificação molecular dos peixes amostrados. Para a identificação morfológica, o trabalho contou com a importante colaboração de alguns taxonomistas, entre os quais destaca-se o Dr. Cárlison Silva-Oliveira, pesquisador vinculado à Coleção Ictiológica da Ufopa, Campus Santarém.

      Identificação molecular de peixes do Igarapé de Paracari


O artigo, publicado no dia 30 de dezembro de 2024, foi submetido à revista científica PLoS ONE em maio do mesmo ano, passou por revisões de especialistas e recebeu o aceite formal no dia 11 de dezembro. Para acessar à publicação completa, clique: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0316455.

Peixes ornamentais coletados durante o estudo

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.