Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 1 de Julho de 2024 às 12:03

Alunos do curso de Engenharia de Aquicultura da UFOPA, campus Monte Alegre, participam de congresso internacional.

Entre os dias 25 e 28 de junho de 2024, aconteceu no Hotel Tropical Executive em Manaus o “I Integrative International Congress on Animal and Environmental Health”, evento que reuniu diversos palestrantes renomados da área e que contou também com minicursos e apresentações de trabalhos. Os discentes Lucas da Conceição Cunha (turma 2018) e Elivan Costa Vieira (turma 2022),  apresentaram seis trabalhos, sendo cinco como pôsteres e 1 na forma de apresentação oral.

Os trabalhos mostraram resultados inéditos de estudos desenvolvidos pelos discentes que estiveram no evento e também por seus colegas Guilherme Gomes (turma 2019), Rayellem Lazamenth (turma 2019) e Andressa Macedo (turma 2018) sob orientação do Dr. Mateus Terceti, que atualmente é professor substituto no campus de Monte Alegre, pesquisador  bolsista  da FAPESPA e CNPq e colaborador do Programa de Pós-graduação em Biociências da UFOPA.

Os estudos apresentados na ocasião, focaram na avaliação da qualidade microbiológica dos peixes disponíveis nas Feiras de Monte Alegre, além de abordarem o desenvolvimento de um novo protótipo de spray fágico com propriedades anti-Salmonella, destinado a aprimorar a conservação do pescado e fortalecer as medidas de segurança alimentar. A pesquisa contou com a significativa colaboração dos pesquisadores da UFOPA Dr. Carlos Zarzar, Dra. Graciene Socorro Fernandes, Dr. Herlon Atayde e Dr. Gustavo Claudiano. Devido à qualidade dos trabalhos enviados, a organização do evento concedeu gratuidade na inscrição dos alunos o minicurso “Transferência de Tecnologia: do Laboratório ao mercado.”

Essa é a primeira vez que discentes do campus participaram de um congresso internacional, oportunidade que aproveitaram para acumular experiências, aprimorar conhecimentos e estabelecer rede de contatos para trabalhos futuros.