Ultima atualização em 1 de Julho de 2024 às 11:51
O 2º Dia de Campo em Piscicultura ocorreu no dia 29 de junho de 2024, na Piscicultura Dona Anália, município de Alenquer-PA.
O evento intitulado: “2º Dia de Campo sobre Piscicultura: promoção da atividade como uma alternativa sustentável para a agricultura familiar” é uma ação de extensão vinculada ao Projeto “Ações para o desenvolvimento da piscicultura no município de Monte Alegre – PA” coordenado pelo Prof. Dr. Gabriel Francisco do campus Monte Alegre.
A ação que também é fruto de uma parceria de sucesso entre o Campus Monte Alegre (CMAL) da Ufopa, a Piscicultura Dona Anália e a Prefeitura Municipal de Alenquer, contou ainda com o apoio da Secretaria Nacional de Aquicultura por meio de projeto aprovado junto ao Órgão pelo CMAL.
O evento reuniu aproximadamente 50 produtores rurais e piscicultores vindos de Alenquer, Monte Alegre e região, proporcionando-lhes uma valiosa oportunidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos com os estudantes do curso de graduação em Engenharia de Aquicultura. A atividade foi estruturada em três estações técnicas, onde os discentes compartilharam informações especializadas sobre diversos aspectos fundamentais para a prática da aquicultura, incluindo boas práticas na recepção de alevinos, manejo alimenta, qualidade de água e aspectos básicos na construção de viveiros.
Além do público alvo, o evento contou com a presença de aproximadamente 100 convidados, os quais participaram ativamente de mesas redondas dedicadas ao fortalecimento da piscicultura na região do Baixo Amazonas. Entre esses convidados, destacavam-se autoridades de instituições e órgãos como Ceplac/MAPA, EMATER - PA, SEDAP, FUNDEPEC, ADEPARÁ, Secretarias Municipais de Meio Ambiente e outras, representando diversos municípios como Uruará, Santarém, Oriximiná, Alenquer, Monte Alegre, Prainha, Belém, Altamira, Placas e Nhamundá – AM.
Através desta atividade, a extensão universitária busca estreitar os laços entre a academia e a sociedade, aplicando o conhecimento gerado em diversas áreas de estudo para beneficiar a comunidade. Essa iniciativa materializa o compromisso público da universidade ao colaborar com a comunidade local e a sociedade em geral para enfrentar desafios e questões relacionados à piscicultura. Além disso, criou um ambiente de aprendizado enriquecedor para os discentes, promovendo a excelência em sua formação. Destaca-se ainda a relevância da colaboração com outras instituições da administração pública e do setor privado, o que ampliou de maneira substancial o alcance e o impacto das atividades realizadas.