Ultima atualização em 20 de Junho de 2023 às 10:33
Futuros Engenheiros de Aquicultura, os alunos da primeira turma do curso estão realizando estágio supervisionado obrigatório em pisciculturas. São oito alunos em duas propriedades que realizam o cultivo de tambaqui, pirapitinga e pirarucu.
Os discentes Érica, Deurilene, Weliton e Ana Cristina estão desenvolvendo seu estágio obrigatório na propriedade “Piscicultura Tapará”, do senhor Roberto, na localidade de Pixuna do Tapará e os discentes Wilian, Breno, Millena e Elciane estão estagiando na “Fazenda Projeto Prosperidade” da senhora Vilma, em Mojuí dos Campos.
Os estágios estão sendo viabilizados pela EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, por meio de termo de cooperação com a Ufopa. A pesquisadora Alexandra Bentes está atuando como supervisora dos alunos, que também contam com a orientação dos professores Ivana Veneza, Gabriel Alves e Paulo Brasil, do campus de Monte Alegre.
Para ir a campo, os alunos elaboraram seus planos de estágio, a partir dos quais tem desenvolvido treinamento alimentar de alevinos de pirarucu, embalagem de alevinos para transporte e venda, captura de zooplâncton para alimentação de alevinos, transferência de pós-larvas de tambaqui das incubadoras para viveiros; limpeza e adubação de viveiros, manejo de reprodutores, reprodução induzida de tambaquis, entre outras atividades que proporcionam aos alunos a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos durante a graduação em vivências de situações reais de sua área de atuação, fornecendo experiências ímpares na formação dos futuros profissionais.