Ultima atualização em 1 de Outubro de 2020 às 17:16
Monte Alegre é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se no norte brasileiro. O acesso ao lugar é feito por via hidroviária e rodoviária. O nome "Monte Alegre" é devido o aspecto topográfico da região.
No desenvolvimento da catequese, no início da colonização portuguesa no Pará, aos religiosos da Piedade foi entregue grande parte da zona da margem esquerda do rio Amazonas, para a fundação de missões e reduções de índios, núcleos que constituíram, em número avultado, as primitivas origens dos centros de população da Amazônia.
É provável que o serviço de catequese tenha sido iniciado nas paragens além do rio Jarí pelos religiosos da Piedade, que pertenciam à grande ordem fundada por São Francisco de Assis, e que tiravam o seu nome da província religiosa portuguesa a que pertenciam, antes de 1710, porquanto, uma Carta Régia de 2 de julho daquele ano, entregando o rio Jarí aos padres da Companhia de Jesus, excluiu dele os religiosos das Mercês e da Piedade, que naturalmente catequizavam já na margem esquerda do rio Amazonas.
A época precisa da fundação do núcleo que deu origem à atual sede do município de Monte Alegre não é conhecida, havendo ficado a tradição de ter sido criado pelos padres da Piedade com índios da aldeia de Gurupatuba, situada à margem do rio do mesmo nome, transferidos para o lugar, em que hoje assenta a cidade de Monte Alegre.
Constituída freguesia sob a invocação de São Francisco de Assis, foi elevada a vila, por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, com a denominação de Monte Alegre, nome tirado do aspecto topográfico em que assenta.
Elevado à condição de vila com a denominação de Monte Alegre em 27-02-1758.
Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Monte Alegre pela Lei Provincial n.º 970, de 15-03-1880.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído do distrito sede.
Pelo Decreto Estadual n.º 6, de 04-11-1930, o município de Monte Alegre adquiriu o extinto distrito de Almeirim.
O Decreto Estadual n.º 16, de 24-11-1930, desmembra do município de Monte Alegre o distrito de Almeirim, elevado novamente à categoria de município.
Pela Lei Estadual n.º 78, de 27-12-1930, o município de Monte Alegre adquiriu o extinto município de Prainha.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município é constituído de 2 distritos: Monte Alegre e Prainha.
Pela Lei Estadual n.º 8, de 31-10-1935, foi desmembrado de município de Monte Alegre o distrito de Prainha, elevado à categoria de município.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 o município aparece constituído de 2 distritos: Monte Alegre e Maicuru.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 3.131, de 31-10-1938, é extinto o distrito de Maicuru, sendo seu território anexado ao distrito sede de Monte Alegre.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.
Fonte: IBGE
O lugar oferece ao turista paisagens vislumbrantes com maravilhosas serras, cachoeiras, piscinas naturais e lugares com registros rupestres que é foco para pesquisas arqueológicas e, também, para o prestígio do público.