Criado em 28 de Junho de 2019 às 16:47
Ambos os estudos foram realizados no âmbito de projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisa em Ecologia e Conservação de Quelônios – LAPECQ, sob orientação da prof. Priscila Saikoski Miorando.
Os discentes Carlos Haroldo Printes Leite e Edimilson Aníbal Pinheiro, concluintes do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso acerca das temáticas Ecologia e Conservação de quelônios no Campus Oriximiná nesta sexta-feira.
Aspectos da biologia reprodutiva do tracajá, Podocnemis unifilis, foram estudados em 16 comunidades ao longo de um gradiente ambiental desde a várzea do baixo Amazonas até o rio Acapu na bacia do rio Trombetas, município de Oriximiná.
As comunidades são participantes do Programa de Conservação Pé-de-Pincha e o estudo contribuiu para a compreensão das variações reprodutivas entre comunidades e identificou pontos importantes de manejo para a melhoria dos resultados de conservação de quelônios no município.
O outro estudo apresentou um levantamento do consumo de quelônios na zona urbana do município, com estimativas de animais e ovos consumidos, além da economia envolvida no comércio destes animais, práticas que ainda são muito enraizadas na cultura Amazônica.