Buscar somente nesse site.

Campus Oriximiná

Ultima atualização em 9 de Outubro de 2019 às 08:39

Oeste do Pará será representado na etapa Nacional da Maratona de Programação

A Maratona de Programação destina-se a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Entre os dias 12 e 14 de Setembro de 2019, o Campus UFOPA de Oriximiná realizou a "I Conferência Regional de Tecnologia Verde do Oeste do Pará" e a "XXIV Maratona de Programação".

Palestrantes de Instituições de Ensino de Oriximiná, Santarém e Itaituba, participaram através de palestras e os discentes do curso de Sistemas de Informação também participaram através de minicursos, a competição de ideias e com uma exposição de robótica, para os alunos das escolas de ensino fundamental e médio de Oriximiná.

A competição de ideias de aplicativos, voltada para o público infantil do ensino básico, seguiu o tema "Como salvar o Mundo?". A exposição de robótica, encabeçada pelas alunas participantes do projeto "Cunhantã++: Desconstruindo Estereótipos e Ampliando a Rede de Informações na Amazônia", apresentou seus trabalhos em andamento. Foi um momento gratificante entre a comunidade acadêmica da UFOPA e a sociedade, onde ficou visível o fascínio e surpresa de alguns a conteúdos muitas vezes tomados como inalcançáveis, atraindo o interesse das crianças e jovens ao curso mais recente da UFOPA Campus Oriximiná.

Exposição dos trabalhos de alunos da rede municipal de ensino.

No dia 14 de setembro, teve início a XXIV Maratona de Programação, um importante evento na área de programação de computadores de caráter mundial, cuja etapa nacional é organizada pela Sociedade Brasileira de Computação desde o ano de 1996. O International Collegiate Programming Contest é parte da regional sul-americana do concurso. E esta é uma oportunidade de impressionar o mercado de trabalho, pois instituições e grandes empresas dessa área têm valorizado os integrantes das equipes que participam da Maratona.

Pela primeira vez na história da Maratona de Programação, a região Oeste do Pará conseguiu formar uma supersede e, garantir o envio da melhor equipe local, “Projeto Beta” formada por três alunos calouros do curso de Sistemas de Informação da UFOPA Campus Oriximiná ano 2019, que competiram contra 11 equipes formadas por diversas instituições de ensino superior do Oeste do Pará, para a final nacional que acontecerá em Campina Grande, PB entre os dias 7 a 9 de novembro de 2019. Com grande apoio da equipe de organização e dos patrocinadores Mineradora MRN, Projeto Cunhantã++ e SEMMA.

Equipes participantes da Maratona de Programação e organizadores.

Os eventos foram encerrados com premiação de medalhas aos autores das melhores ideias de aplicativos, e troféus às escolas. A equipe vencedora da Maratona de Programação recebeu um troféu da sua coach, Professora Flávia Monteiro.

Finalizando o evento, o Projeto Circuito de Cultura, patrocinado pela Mineração Rio do Norte através da Lei de Incentivo a Cultura, realizou o um Sarau com as história dos povos tradicionais dos arredores de Oriximiná.

Professora Flávia Monteiro com os alunos da Equipe "Projeto Beta"