Ultima atualização em 2 de Dezembro de 2020 às 02:00
Os pesquisadores Luis Gustavo Canani (Pós-doutorado PPGRACAM da Ufopa), atualmente vinculado ao IDEFLOR-BIO, Dávia M. Talgatti, da Ufopa-Campus de Oriximiná e vinculada ao PPG Biociências, e Sérgio de Melo, do Instituto de Ciência e Tecnologia das Águas e PPG Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da Ufopa descobriram, através de estudos realizados no Rio Tapajós e no Lago da Hidrelétrica de Curuá-Una, em Santarém-PA, um gênero novo e uma espécie nova para a Ciência.
O nome do gênero homenageia a pesquisadora ficóloga (ramo da Botânica que estuda as algas) Lezilda Carvalho Torgan, que orientou os autores durante suas trajetórias acadêmicas.
Além disso, a Dra. Torgan é umas das cientistas mais influentes do Brasil e do mundo no estudo das Diatomáceas (grupo de algas comum no fitoplâncton e perifíton de águas da Amazônia).
As descobertas realizadas são de extrema relevância para o aumento do conhecimento da Biodiversidade da Amazônia brasileira e foram publicadas no Periódico European Journal of Phycology (Figura 1)
.
Figura 1
A publicação completa pode ser acessada pelo Link:
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09670262.2020.1824018