Ultima atualização em 13 de Setembro de 2024 às 18:48
O Campus de Oriximiná (CORI), foi responsável pela realização da primeira fase Regional Norte da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do International Collegiate Programming Contest (ICPC).
No último dia 31 de agosto de 2024, o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus de Oriximiná (CORI), foi responsável pela realização da primeira fase Regional Norte da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do International Collegiate Programming Contest (ICPC). A competição, que acontece anualmente desde 1996, mobiliza diversas instituições de ensino superior em todo o país, especificamente de cursos da área da computação e afins.
Esta edição contou com a participação de 15 (quinze) times de 5 (cinco) instituições, UFOPA (sede) com 1 time, UFOPA (CORI) 9 times, IFPA (Óbidos) 2 times, IFAM (Parintins) 2 Times e IESPES (Instituição privada de Santarém) com 1 time. Os vencedores das fases regionais participarão da final nacional (regional latino-americana), de onde sai um time que vai para a competição internacional. O vencedor da fase regional foi o time do IFAM-Parintins.
A principal proposta do evento é motivar nos acadêmicos participantes o espírito de criatividade e a busca por soluções inovadoras na área de desenvolvimento de software, tudo isso com a expertise de resolutividade sob pressão. Pois os times, formados por até três acadêmicos e um professor técnico (coach), têm no máximo 5 (cinco) horas para resolver os problemas propostos pela SBC e encaminhá-los, de maneira online, aos juízes da competição que avaliarão as respostas.
A maratona coloca na “vitrine da informática” estudantes, os cursos da área e as instituições envolvidas, permitindo que os “radares” de empresas como Samsung, Google, Microsoft, Nokia, Meta etc. possam garimpar novos talentos. O curso de BSI da UFOPA-CORI, como anfitrião (supersede) regional, chancelado pela direção do campus, mobilizou em torno de 70 pessoas entre alunos, professores e demais colaboradores para que o evento pudesse ocorrer de maneira exitosa e já se prepara para próxima edição, que acontecerá no IFPA-Óbidos em 2025.