Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Oriximiná

Ultima atualização em 26 de Novembro de 2024 às 10:07

UFOPA Campus Oriximiná sedia curso de extensão sobre anfíbios e serpentes voltado para professores de escolas públicas


A herpetologia é a ciência que estuda anfíbios e répteis, animais, que, em geral, são alvo de diversos conflitos com humanos, devido principalmente a questões culturais ligadas ao medo e aversão.


Durante o dia 23 de Novembro de 2024, o Campus de Oriximiná foi uma das sedes de um curso de extensão ofertado para professores de escolas públicas e promovido pela Sociedade Brasileira de Herpetologia (SBH). O curso ocorre anualmente e simultaneamente em várias localidades do Brasil e em 2024, Oriximiná foi a única cidade do estado do Pará a ofertar o minicurso.

Deste modo, os principais objetivos da atividade promovida pela SBH constam em fornecer informações e atualizações sobre história natural, comportamento, ecologia e diversidade de anfíbios e répteis, com foco em assuntos relacionados à importância destes dois grupos animais como bioindicadores, bem como apresentar dados sobre conservação de espécies. A escola é um dos principais locais para unir conhecimentos do senso comum, com conhecimentos científicos sobre répteis e anfíbios. Assim, a oferta de cursos de extensão e/ou formação continuada para professores, pode consistir em um passo primordial para diminuir eventos de conflito entre humanos e animais.

Em Oriximiná, a divulgação do evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do município (SEMED), e o minicurso contou com palestras sobre diversidade e biologia de anfíbios e serpentes, e rodas de conversa e dinâmicas sobre a importância destes grupos biológicos e etnoherpetologia. A coleção didática da UFOPA-CORI também foi visitada pelos professores, que conseguiram ver na prática aspectos ligados à identificação de anfíbios e serpentes. Ao final do minicurso, os professores assistiram uma palestra sobre ensino de zoologia e participaram do sorteio de uma apostila sobre anfíbios desenvolvida pelos alunos do Laboratório de Biodiversidade e Conservação no Antropoceno (LECOA).