Ultima atualização em 18 de Abril de 2023 às 12:16
Curso Autorizado pela Portaria nº 974/SERES/MEC, de 8 de setembro de 2017 (folhas 4-5)
Coordenadora: Profa. Dávia M. Talgatti
Vice-coordenador: Prof. Gustavo Hallwass
Colegiado do curso:
I. Cauan Ferreira Araújo - Docente
II. Dávia Marciana Talgatti - Docente Presidente
III. Eldra Carvalho Da Silva - Docente
IV. Gustavo Hallwass - Docente
V. Samuel Campos Gomides - Docente
VI. Priscila Saikoski Miorando - Docente
VII. Leandro Nicolino da Silva – Técnico Titular
VIII. Dilcriane dos Santos Batista – Técnico Suplente
IX. Sandra Marques Silva como – Discente titular e
X. Diuliane Marinho Gonçalves – Discente suplente
Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso:
I. Cauan Ferreira Araújo
II. Dávia Marciana Talgatti
III. Eldra Carvalho Da Silva
IV. Gustavo Hallwass
V. Samuel Campos Gomides
VI. Priscila Saikoski Miorando
O logo do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Ufopa do Campus de Oriximiná foi inspirado e adaptado ao Símbolo do Biólogo, que foi instituído pela Resolução CFBio N° 187, de 27 de maio de 2009.
O Símbolo traduz conceitos que envolvem o cotidiano do Biólogo/a e também a importância da vida para esta profissão. Na simbologia, o círculo representa a união e perfeição daquilo que começa e termina em si mesmo. A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente em todos os organismos vivos. A base de sua estrutura forma um espermatozoide, que fecundando o óvulo dá origem a uma nova vida. Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo base dos estudos biológicos está a natureza, representada pelas folhas na base do círculo. A espiral, que se encontra na parte interna das folhas, é símbolo da evolução e do progresso e por fim, a faixa escrito o nome do Campus remete ao local da formação dos futuros Biólogos/as.
PROFESSOR |
TITULAÇÃO |
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
REGIME DE TRABALHO |
Cauan Ferreira Araújo |
Mestre |
Assistente 1 |
D.E. |
Dávia Marciana Talgatti |
Doutora |
Adjunto 1 |
D.E. |
Eldra Carvalho da Silva |
Doutora |
Assistente 2 |
D.E. |
Gustavo Hallwass |
Doutor |
Adjunto 1 |
D.E. |
Priscila Saikoski Miorando |
Doutora |
Adjunto 1 |
D.E. |
Samuel Campos Gomides |
Doutor |
Adjunto 1 |
D.E. |
Objetivo Geral:
Instrumentalizar estudantes para que sejam profissionais aptos a atuarem em todas as Áreas do curso de Ciências Biológicas, com ênfase em conservação e conhecimento da biodiversidade amazônica, visando o uso sustentável dos recursos naturais, bem como conscientizar, mobilizar e instrumentalizar pessoas e grupos para pensar e agir em consonância com um ambiente global.
Objetivos Específicos:
Contribuir para que indivíduos e grupos adquiram consciência e sensibilidade em relação ao ambiente como um todo e aos problemas a ele relacionados;
Propiciar conhecimento essencial sobre o meio ambiente e sua biodiversidade, tendo competências para identificar, caracterizar e dimensionar perturbações de causa natural ou antrópica, visando a gestão de problema e suas possíveis soluções;
Proporcionar condições para que os indivíduos e grupos sociais adquiram habilidades necessárias a sua participação na conservação do ambiente e no uso sustentável dos recursos;
O perfil que o egresso do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do Campus Oriximiná da Universidade Federal do Oeste do Pará está fundamentado nas referências legais que orientam a proposta pedagógica do curso, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas (Parecer CNE/CES 1.301/2001; Resolução CNE/CES 07/2002).
Competências e Habilidades:
O egresso do curso de Ciências Biológicas deverá possuir uma formação básica, sólida e ampla, com adequada fundamentação teórica e prática que inclua o conhecimento da diversidade dos seres vivos, a sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas e as suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem. Esta formação deve proporcionar o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área biológica, quanto aos conceitos, princípios e teorias.
O biólogo é um formador de opinião frente à realidade brasileira, sendo capaz de interferir socialmente, calcado em uma conduta ética e moral e participando do progresso social.
O perfil profissional do biólogo a partir das considerações aqui feitas, em síntese, caracteriza-se por atuar na elaboração de estudos, projetos ou pesquisas científicas, básicas ou aplicadas empregando seu conhecimento, capacidade e experiência como instrumentos permanentes na defesa do bem comum e na garantia da manutenção da qualidade dos processos vitais.
Deve ter como compromisso permanente a geração, aplicação, transferência e divulgação dos conhecimentos sobre as Ciências Biológicas, podendo assessorar a elaboração de relatórios técnico-científicos e atuar na área da saúde ambiental e institutos que envolvam estudos de natureza biológica, além de assessorias também nas áreas de turismo ecológico, paisagismo e educação ambiental. Essas atribuições estão regulamentadas pela Lei no 6.684/79 e o Decreto no 88.438/83 que dispõe sobre o exercício da profissão.
Além disso, o profissional formado no curso deverá:
a) Ter formação generalista, dotado de um largo espectro de competências genéricas em disciplinas variadas;
b) Ser sujeito da sua própria aprendizagem, atuando de maneira crítica e criativa;
c) Ter uma adequada fundamentação teórico-prática que inclua a instrumentação para o ensino e pesquisa, um conhecimento profundo da diversidade biológica quanto à sua organização e funcionamento em diversos níveis, às relações filogenéticas, aos padrões de distribuição e às relações com o ambiente, em uma perspectiva histórica e evolutiva. Esta formação deve ser embasada no entendimento epistemológico para a construção do conhecimento técnico científico e pedagógico;
d) Ser comprometido com os resultados de sua atuação pautando a sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais;
e) Ter consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, compreendendo a sua responsabilidade para com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida;
f) Ser consciente de sua responsabilidade como educador nos vários contextos de atuação profissional;
g) Ser capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares, com visão sistêmica;
h) Ser consciente da necessidade de investir de forma sistemática e autônoma na sua formação continuada;
i) Estar preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
O egresso capacitado para exercer a atividade profissional deve ter uma sólida base comum científico-tecnológico-humanística, associada aos campos de saber da biologia, seguida de aprofundamento de conhecimentos específicos nas habilitações oferecidas pelo curso.
Ainda, o profissional formado deve ser capaz de executar um trabalho educativo focalizado em situações-problema significativas, adequadas ao nível e às possibilidades do público-alvo, analisando-as a partir de abordagens teóricas que buscam a interação dos diversos campos do saber, na perspectiva de superá-las. Ser apto a entender o processo de construção do conhecimento bem como do significado dos conteúdos das áreas do conhecimento da biologia e de habilitação específica para a sociedade, enquanto atividades humanas, associadas a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural. Estar fundado em bases científicas, nos conceitos e princípios das ciências da natureza e das ciências humanas, presentes nas tecnologias e que fundamentam suas opções éticas e seu campo de atuação.
Acima de tudo, o biólogo deverá buscar a interação transdisciplinar a partir de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores, para estruturar os saberes da área de domínio da biologia. Estar em capacidade de compreender, de forma reflexiva e crítica, o mundo do trabalho, seus objetos e sistemas tecnológicos e as motivações e interferências das organizações sociais pelas quais e para as quais estes foram criados e existem.
Espera-se que o profissional formado possa associar todo conhecimento teórico as práticas mais adequadas a realidade regional e aplicá-las da melhor forma possível, tornando uma ferramenta de transformação da sociedade como um todo.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
||
SEMESTRE |
DISCIPLINA |
C/H |
1 |
Ecossistemas amazônicos |
60 |
1 |
Sociedade, Natureza e Desenvolvimento |
75 |
1 |
Aprendizagem, Ensino e Meio Ambiente |
60 |
1 |
Estudos Integrativos da Amazônia |
75 |
1 |
Metodologia Científica e delineamento amostral |
75 |
1 |
Biogeofísica |
60 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE |
405 |
|
2 |
Anatomia e morfologia vegetal |
60 |
2 |
Microbiologia e Imunologia básica |
75 |
2 |
Estudos etnoraciais e comunidades tradicionais amazônicas |
75 |
2 |
Fundamentos de taxonomia e sistemática filogenética |
60 |
2 |
Geoprocessamento Ambiental |
60 |
2 |
Bioquímica e Biologia Celular |
75 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE |
405 |
|
3 |
Climatologia e recursos hídricos |
75 |
3 |
Educação Ambiental |
75 |
3 |
Ecologia I (indivíduos e populações) |
75 |
3 |
Zoologia dos Invertebrados Acelomados e Pseudocelomados |
60 |
3 |
Genética |
60 |
3 |
Estágio Supervisionado I |
60 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE |
405 |
|
4 |
Geoevolução |
60 |
4 |
Diversidade e morfologia de plantas sem sementes |
75 |
4 |
Evolução |
60 |
4 |
Zoologia dos Invertebrados Celomados |
60 |
4 |
Histologia e Embriologia |
75 |
4 |
Estágio Supervisionado II |
60 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE |
390 |
|
5 |
Diversidade de plantas com sementes |
75 |
5 |
Gestão de áreas protegidas |
60 |
5 |
Limnologia |
60 |
5 |
Biologia da conservação |
60 |
5 |
Anatomia e Fisiologia comparada de vertebrados |
75 |
5 |
Estágio Supervisionado III |
60 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE |
390 |
|
6 |
Fisiologia vegetal |
60 |
6 |
Bioestatística e Análise de dados |
75 |
6 |
Ecologia II (comunidades e ecossistemas) |
75 |
6 |
Zoologia dos Protocordados e Vertebrados não Amniotas |
60 |
6 |
Estágio Supervisionado IV |
60 |
6 |
Optativa I |
60 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE |
390 |
|
7 |
Ecologia Humana, Etnoecologia e bases de economia ecológica |
60 |
7 |
Ecologia e manejo de recursos aquáticos Amazônicos |
60 |
7 |
Bioprospecção |
75 |
7 |
Zoologia dos Vertebrados Amniotas |
60 |
7 |
TCC I |
60 |
7 |
Optativa II |
60 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE |
375 |
|
8 |
Estudos de Impactos e Monitoramento Ambiental |
75 |
8 |
Legislação ambiental |
60 |
8 |
Poluição e Toxicologia Ambiental |
75 |
8 |
TCC II |
60 |
8 |
Optativa III |
60 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE |
330 |
|
DISCIPLINA |
C/H |
|
Origem e Evolução do Conhecimento |
75 |
|
Lógica, Linguagem e Comunicação |
90 |
|
Seminários Integradores e Interação com Base Real (IBR) |
85 |
|
Libras |
60 |
|
Português Instrumental |
60 |
|
Inglês Instrumental |
60 |
|
Redação Científica |
75 |
|
Edafologia e Ecologia dos Solos |
60 |
|
Botânica Econômica |
60 |
|
Etnobotânica |
60 |
|
Herpetologia amazônica: fundamentos teóricos e prática de campo |
60 |
|
Monitoramento e manejo da pesca |
60 |
|
Ecologia e Conservação de Quelônios |
60 |
|
Manejo de recursos naturais renováveis |
60 |
Link para o site do Conselho Federal de Biologia: http://www.cfbio.gov.br
Neste site são encontradas informações sobre a profissão de Biólogo, áreas de atuação regulamentadas pela Legislação Brasileiras, juramento do Biólogo, Honorários, entre outras informações .
Link para o site do Conselho Regional de Biologia- CRBio06, que atende os estados do PA, AC, AP, AM, RO, RR: http://www.crbio06.gov.br/
Neste site podem ser encontradas as informações necessárias para o credenciamento e recebimento da Carteira de Biólogo, que permite atuar nesta profissão.