Ultima atualização em 8 de Setembro de 2022 às 16:42
Curso Autorizado pela Portaria nº 974/SERES/MEC, de 8 de setembro de 2017 (folhas 8 e 9)
Coordenador: Prof. Esp. Raimundo Martins de Araújo Júnior
Colegiado do curso:
I. Raimundo Martins de Araújo Júnior - Docente
II. Flávia Pessoa Monteiro - Docente
III. Suzane Cruz de Aquino Monteiro - Docente
IV. Wagner Viana Sampaio - Discente titular
V. Rosiane Figueiredo dos Santos - Discente titular
Núcleo Docentes Estruturante (NDE) do curso:
I. Raimundo Martins de Araújo Júnior - Presidente
II. Flávia Pessoa Monteiro - Docente
III. Suzane Cruz de Aquino Monteiro - Docente
IV. Cauan Ferreira Araújo - Docente
V.Eldra Carvalho da Silva - Docente
Logo:
Docentes:
Objetivo Geral:
O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal do Oeste do Pará Campus Oriximiná realizará todas as suas atividades visando oferecer o suporte necessário para que seus discentes, na condição de egressos, exerçam as suas atribuições conforme o estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação para o curso de graduação em Sistemas de Informação, incorporando as características multiculturais e pluralidade inerentes à região amazônica.
Dessa forma, seus egressos portarão as seguintes competências e habilidades:
Perfil do egresso
Para atender os objetivos e proporcionar às organizações que elas alcancem seus objetivos relativos à estratégia e regra de negócio o Bacharel em Sistemas de Informação necessita atingir os seguintes aspectos:
I. Deverá possuir uma sólida formação baseada em três domínios: Ciência da Computação, Matemática e Administração. Essa visão flexível permitirá que o Bacharel em Sistemas de Informação promova desenvolvimento e conformidade da gestão através do pensamento sistêmico;
II. Possa gerir os sistemas de informações das organizações contemplando as fases de determinação de requisitos, desenvolvimento, evolução e administração, assegurando que, através das informações obtidas possa ser disponibilizado o suporte adequado para tomada de decisão e obter vantagem competitiva;
III. Possibilitar a otimização das formas de planejar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação dentro do ambiente organizacional. Assim, através de inovações, viabilizar que os sistemas de informação tenham papel fundamental no processo de decisão organizacional do ambiente de trabalho;
IV. Utilizar conceitos, técnicas e ferramentas computacionais, somado a teoria geral de sistemas para propor métodos capazes de resolver os problemas de tratamento da informação nas organizações por meio da construção de modelos de automação corporativa que envolva desde a coleta e tratamento dos dados até a transmissão das informações, bem como sua segurança;
V. Entendam o contexto, envolvendo as implicações organizacionais e sociais, no qual as soluções de sistemas de informação são desenvolvidas e implantadas. Os egressos serão fundamentais para o processo de evolução tecnológica que a indústria passa nos últimos anos, proporcionando recursos humanos para a demanda crescente na área de tecnologia da informação e comunicação.
VI. É esperado do mesmo um espírito empreendedor que lhe permita analisar, criar e concretizar projetos de tratamento da informação, consciente da sua função na sociedade e prezar pelos valores éticos profissionais adquiridos em sua jornada na academia;
VII. O profissional terá uma nobre missão em relação a região do Baixo Amazonas, pois ele deverá se alinhar com o contexto regional e propor soluções tecnológicas para impactar as diferentes culturas existentes, atuando assim como agente de disseminação de conhecimento referente a tecnologia da informação e comunicação na região.
A Figura abaixo representa os três domínios da formação do Bacharel em Sistemas de Informação:
Matriz Curricular do curso de Bacharelado de Sistemas de Informação
Gostaria de mais informações sobre o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFOPA Campus Oriximiná Prof. Dr. Domingos Diniz?
Clique aqui e siga para a nossa página!
(http://graduacao.ufopa.edu.br/bsi_cori)