Ultima atualização em 10 de Setembro de 2024 às 10:38

2 de Setembro de 2024 às 15:36

Aluna do PPGCSA tem resumo aprovado no 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia que ocorrerá em novembro de 2024 no Rio de Janeiro. Abordando o tema “Adesão a vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV) em estudantes no Norte do Brasil” a mestranda Jéssica Sabrina Rebelo Lourido, orientanda da Profa. Dra. Luana Lorena Rodrigues (PPGCSA/Isco/Ufopa) e com coorientação da Profa. Dra. Katrini Guidolini Martinelli (UFSB), desenvolve seu projeto na Área Ciências da Saúde e na linha de pesquisa Inovação Terapêutica para atenção à Saúde com foco na identificação e avaliação da aceitabilidade e adesão da vacinação contra o HPV em meninas e meninos de 09 a 14 anos envolvendo pais, responsáveis e professores em Unidades Básicas de Saúde e escolas pertencentes ao Programa Saúde na Escola em Santarém, Pará.

O projeto de mestrado de Jéssica é mais um “fruto” do projeto de pesquisa “Vacinação contra o HPV” que já resultou na dissertação de mestrado e aceite de artigo para publicação da egressa do PPGCSA, Elanna Batista dos Santos, e também foi premiado institucionalmente com honra ao mérito no XI Seminário de Iniciação Científica da Jornada Acadêmica da Ufopa com a acadêmica Késsia de Sousa (Farmácia/Ufopa) e representado em congressos nacionais e regionais.

O grupo do projeto de pesquisa é coordenado pela Profa. Dra. Luana Lorena Rodrigues doutora em Medicina Tropical e conta com as colaborações da pesquisadora Katrini Martinelli doutora em Epidemiologia em Saúde Pública ENSP – FIOCRUZ, da mestranda Jéssica Lourido, de discentes voluntárias de enfermagem Pollyanna Damasceno e Tamyres Gomes (UEPA/Santarém) e recentemente com Juliane Costa, também graduanda em enfermagem pela UEPA, que passou a integrar a equipe após aprovação em processo seletivo para novos voluntários.

Atuação da discente em escola pertencente ao Programa Saúde na Escola