Ultima atualização em 20 de Setembro de 2024 às 15:01

Revista A Flora tem contribuição de docente do PPGCSA

20 de Setembro de 2024 às 15:02

A Revista A Flora é uma revista de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia) criada no final de 2020 e por entender que a sociedade de um modo geral não consegue absorver os conhecimentos científicos produzidos nas universidades e institutos de pesquisa, tampouco compreender a importância das ciências em nossas vidas, a SBFgnosia decidiu levar à população leiga, não acadêmica, informações importantes da área da Farmacognosia, Produtos Naturais e Plantas Medicinais numa linguagem acessível e de fácil compreensão.

Ao longo de cinco anos, já foram editados 12 números e a revista tem se consolidado com boa recepção do público leitor e o Prof. Leopoldo Clemente Baratto (UFRJ), docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA/Ufopa), é um dos editores da revista e já contribuiu com inúmeros artigos de sua autoria.

O número 12 recém-lançado conta com artigos do Prof. Leopoldo, o artigo de capa intitulado “Evidências científicas para uma boa noite de sono: o potencial da Cannabis e do lúpulo para o tratamento da insônia”, e o artigo da seção Qual é a Planta? “Piper nigrum: o potencial da pimenta-preta no sistema cardiovascular”. Além destes artigos, este número traz artigos sobre o processo de desenvolvimento da proposta de monografia para as flores de Cannabis sativa, visando seu controle de qualidade (Atualidades); análise de “suplemento alimentar emagrecedor” adulterado com sibutramina (Fito ou Fake); biossíntese de metabólitos especiais com base em blocos de construção (Ensino); a molécula Carquejol (Molécula em Foco); reação de Bornträger para análise de derivados antracênicos (Experiências); a disparidade de gênero entre docentes na área da Farmacognosia (Artigo); entre outros.

Para conhecer a revista e ler na íntegra este volume, basta acessar https://www.revista-aflora.com.br/atual  e convidamos os alunos e demais professores do PPGCSA para produzirem e submeterem seus trabalhos de divulgação científica, parte fundamental do processo de construção e disseminação da ciência.

Revista A Flora - nº 12