Ultima atualização em 6 de Outubro de 2024 às 14:39
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA) visa dar continuidade ao compromisso da Universidade Federal do Oeste do Pará tendo como objetivo formar docentes e pesquisadores para o exercício de atividades de ensino e pesquisa na área de inovação terapêutica e saúde coletiva, e também, desenvolvendo pesquisas que possam contribuir para o desenvolvimento científico e social da área de Saúde.
Adicionalmente, o Programa prevê uma maior integração entre a graduação e a pós-graduação com o estímulo à cultura do aprendizado e a divulgação do conhecimento, com a ampliação do espectro de relações intra e interinstitucionais, em nível nacional e internacional. Pretende-se assim, desenvolver no estudante de pós-graduação o espírito crítico e reflexivo, e a capacidade para resolver questões de cunho técnico-científicos relevantes para a região amazônica.
Atualmente o PPGCSA conta com duas linhas de pesquisa:
1. Inovação Terapêutica para atenção à saúde
A linha de pesquisa "Inovação terapêutica para atenção à saúde" faz a união harmônica entre a biodiversidade amazônica e a realidade de saúde pública no estado do Pará, principalmente na região Oeste do estado. O desenvolvimento de pesquisas e a aplicação de tecnologias visando a inovação na obtenção de produtos bioativos amazônicos, fomenta e amplia as opções terapêuticas aos usuários, com garantia de acesso e uso seguro de plantas medicinais, fitoterápicos e biocosméticos, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas locais, com a implementação de centros de pesquisa e indústrias farmoquímicas na região.
2. Saúde Coletiva
A linha de pesquisa denominada “saúde coletiva” engloba os estudos sobre a ocorrência, os fatores relacionados à ocorrência e as ações propostas para prevenção das doenças e dos agravos à saúde, a gestão e análise dos serviços de saúde e metodologias e instrumentos para promoção da saúde. Inclui estudos quantitativos e epidemiológicos, de teor descritivo ou analítico, pesquisas dos determinantes de saúde/doença, perfis de morbi-mortalidade e indicadores de saúde.
A seleção para o ingresso no Programa de Mestrado em Ciências da Saúde será anual, por meio de processo seletivo regular, que será publicado previamente em edital, com descrição clara dos critérios de seleção e vagas de orientadores. Em consonância com o Regimento Interno do Programa, o Colegiado estabelecerá uma Comissão Examinadora, que deverá receber e homologar as inscrições dos candidatos e submetê-los aos exames de conteúdo teórico, análise de currículo e entrevista.