Ultima atualização em 14 de Maio de 2024 às 15:19

Doutoranda do SND participa de treinamento intensivo no Ceabio/UFPA no Parque de Ciência e Tecnologia em Belém

14 de Maio de 2024 às 15:12

A  discente do PPGSND Ilze Caroline Gois Braga Pedroso, do Laboratório de Genética e Biodiversidade (LGBio/Ufopa), participou de um treinamento intensivo sobre técnicas de cultivo celular no Centro de Estudos Avançados da Biodiversidade (Ceabio) no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), na capital paraense. Treinamento ocorreu de 08 a 11 de maio de 2024.

A pesquisa da aluna orientada pelo docente do PPGSND Dr. Luís Reginaldo Ribeiro Rodrigues, buscará avaliar a potencial exposição ambiental por agrotóxicos na região Oeste do Pará, através de indicadores de saúde e de genotoxicidade. Em uma parceria de longa data firmada entre o LGBio/Ufopa e o Ceabio/Ufpa, nas pessoas da Dra. Cleusa Nagamachi e Dr. Júlio Pieczarka, o intercâmbio de saberes proporcionou o aprendizado de um dos métodos a serem utilizados na pesquisa de tese.

A pesquisa em curso da discente Ilze Caroline também é uma parceria com o Projeto “Contaminantes ambientais e riscos de exposições múltiplas na Amazônia Oriental brasileira”, contemplado com recurso via Iniciativa Amazônia +10 e coordenado por seu coorientador Dr. Carlos José Sousa Passos, docente da Universidade de Brasília (UnB).

Discente Caroline Braga com equipe do Ceabio/Ufpa