Ultima atualização em 3 de Maio de 2023 às 21:04
O I Festival de Cinema Tarrafa: audiovisual amazônico em rede possui o intuito de valorizar, reconhecer e premiar as produções fílmicas amazônicas realizadas nos últimos cinco anos. Objetiva também atrair a atenção de desenvolvedores, de representantes do mercado audiovisual, de anunciantes, da mídia, bem como a construção de espaço para ampliação do debate e criação de network para os profissionais dos distintos segmentos do mercado audiovisual. O festival foi realizado entre os dias 7 a 9 de dezembro de 2021, em formato online e totalmente gratuito ao público.
Ao todo, o FESTIVAL DE CINEMA TARRAFA: AUDIOVISUAL AMAZÔNICO EM REDE premiou dez (10) obras audiovisuais que retratassem temáticas relacionadas a Amazônia brasileira e que foram finalizados a partir de 2015. Com caráter competivivo, a seleção foi aberta tanto à comunidade acadêmica quanto à sociedade em geral e os interessados puderam concorrer a prêmios de R$1.750,00 ( mil setecentos e cinquenta reais).
Os prêmios foram divididos da seguinte forma:
a) dois (2) filmes na categoria melhor curta-metragem ficção;
b) dois (2) filmes para melhor curta-metragem documentário (até 26 minutos);
c) dois (2) filmes como melhor longa-metragem documentário;
d) duas (2) obras na categoria melhor videoclipe e
e) duas (2) produções para melhor esquete teatral.
O Festival de Cinema Tarrafa: Audiovisual Amazônico em Rede faz parte de ação estratégica de fomento à regionalização audiovisual, a difusão-não comercial, democratização do acesso e a preservação dos conteúdos audiovisuais brasileiros, realizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) através da Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC), vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), e Núcleo de Produção Digital do Tapajós (NPD Tapajós), com apoio da Fundação de Integração da Amazônia (FIAM) e patrocínio da Secretaria Nacional do Audiovisual/Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.
CONHEÇA OS FILMES PREMIADOS NESTE LINK.
Texto: Luciula Romana (Produtora Cultural)
Atualização realizada em 03/04/2023.