Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 25 de Agosto de 2020 às 17:51

Estão abertas as inscrições para o Curso "A pessoa e comunidade surda e suas dimensões biopsicossocial e educativa"


O Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos abre as inscrições, de 24 a 26 de agosto, para o curso “A pessoa/comunidade surda e suas dimensões biopsicossocial e educativa”, que tem por objetivo propor reflexões de atenção biopsicossocial e educacional sobre a pessoa surda, considerando a psicologia da educação e estudos culturais surdos de modo a apontar possibilidades de caminhos para construção da identidade surda.

O curso que ocorrerá entre os dias 24 de agosto e 29 de setembro, na modalidade online (sala virtual Google Meet ou RNP), terá 60 horas e tem como público-alvo acadêmicos de pedagogia da Ufopa e profissionais da educação.

O curso se propõe abordar um estudo da literatura do campo da Psicologia e da Educação de Surdos, assim, referenciais das teorias histórico-cultural, libertadora freireana, estudos sobre a surdez e da Libras. Neste curso buscar-se-á desenvolver ações teóricas com reflexões sobre a prática de modo que os cursistas possam ser sensibilizados para lidarem com a pessoa surda tendo nela campo de potência e pleno desenvolvimento e compreendê-la como pessoa que apresenta capacidades e que pode se desenvolver.

As inscrições podem ser feitas nos links abaixo: 

Para acadêmicos de pedagogia

Para profissionais

MÓDULOS DO CURSO

Módulo I - Entre o luto e o sofrimento psíquico vivido por familiares de pessoas público da Educação Especial

Módulo II - A pessoa surda e sua organização psíquica

Módulo III – O ser humano na educação histórico-cultural de Vygotsky e na Pedagogia (libertadora freiereana com a atenção educacional à pessoa surda 

Módulo IV - A significação da cultura surda e Política surda a partir dos estudos culturais

Módulo V – A valorização e a construção da identidade surda

Módulo VI - A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS L1 para surdo

Módulo VII - A Língua Portuguesa como – L2 para o surdo

Módulo VIII - A Escola bilingue entre a proposta metodológica e a experiência de aprendizagem de pessoas surdas

Módulo IX - A Escola Inclusiva entre a proposta metodológica e a experiência de aprendizagem de pessoas surdas 

Módulo X – O surdo e processos de aprendizagens

 

Ministrantes:

Profa. Kássya Christinna Oliveira Rodrigues

Profa. Carina da Silva Mota

Profa. Darlene Seabra de Lira

 

/media/file/site/procce/imagens/2020/b93ee17e2370be34738d912e306855b8.jpg

Procce/Ufopa

21/08/2020