Ultima atualização em 22 de Maio de 2018 às 12:38

Alunos da Ufopa participam de excursão por museus de Santarém

/media/file/site/procce/imagens/2018/6ba2f54101ad5112e5d0010cce52786d.png

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio de 2018, um grupo de alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) participou da primeira excursão pelos museus de Santarém promovida pela Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC), vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce). A atividade fez parte da 16ª Semana Nacional de Museus.

/media/file/site/procce/imagens/2018/7a10c0fefafca66ae24e0ded73fe7197.pngDe acordo com a diretora de Cultura Estefany Couto, “A ideia foi baseada justamente na deficiência que a gente percebe dos alunos em conhecer a cultura, em conhecer a história de Santarém”.

Primeiro, os visitantes se encantaram com a coleção de roupas e acessórios do Museu Dica Frazão, resultado do trabalho delicado da artista que usava fibras vegetais, sementes, cascas e outros materiais extraídos da natureza. Algumas peças foram levadas a outros países, encomendadas por personalidades importantes, como o Papa João Paulo II.

Depois, foi a vez do Museu de Arte Sacra. Os visitantes puderam ver parte da história da cidade contada através de imagens sacras, objetos de culto, documentos, indumentárias, pinturas e fotografias. Inaugurado em 2003, o acervo possui mais de 1000 peças, incluindo as do Círio de Nossa Senhora da Conceição.

Mesmo não sendo santarena, a estudante de História Monia dos Santos acredita que é necessário conhecer a cidade em que mora: “Eu vejo que a maior parte dos santarenos não dão importância para a cultura, para a identidade histórica da cidade. E ir em um museu, conhecer um pouco a respeito da história, é de suma importância”./media/file/site/procce/imagens/2018/ab150fbf85f405c2c9959e74e6a25798.png

O estudante de Letras - Inglês Andreso Lauredo já conhecia os museus e conta o que o motivou a participar da excursão: “Não só a questão da conservação, do resgate histórico, mas da importância de obtermos conhecimento interdisciplinar”. Apaixonado por literatura, Andreso entende que o estudo literário perpassa o contexto histórico e cultural. “O meu foco é interdisciplinar. Língua, cultura e literatura estão interligadas”, afirma.

O último ponto foi o Centro João Fona. O prédio de 1868, é o segundo mais antigo da cidade e já abrigou a Intendência Municipal, Fórum de Justiça, Presídio e Prefeitura Municipal. O acervo conta com peças arqueológicas, documentos históricos e mobiliário da antiga Intendência. Atualmente, é utilizado para atividades culturais.

O guia museológico Newton Magno afirma que visitas guiadas como essa são importantes para o processo político, contribuindo para que a população conheça os espaços culturais e fomente novos olhares sobre a cultura local: “As informações vão se transformar em políticas no momento em que elas passam por um processo educativo, por um processo pedagógico”.

“Escolhemos três museus da cidade para que os alunos tenham o primeiro contato e, em seguida, que eles visitem por conta própria, levando seus familiares. É mais uma sensibilização para que a Universidade ajude eles a darem esse primeiro passo”, conta Estefany Couto. A intenção é que novas excursões sejam organizadas nos próximos meses pela Diretoria de Cultura da Ufopa.

Texto: Luena Barros

Fotos: Illana Nogueira